Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Tradicional

Danças Tradicionais de Moçambique

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 20, 2021
in Tradicional
0 0
1
Danças Tradicionais de Moçambique

Mapico

Em Moçambique, as danças tradicionais são geralmente complexas e altamente desenvolvidas em todo o país. Tal como a sua diversidade cultural, há muitas e diversificadas danças tribais, que geralmente são ritualísticas por natureza. Abaixo apontamos algumas das danças tradicionais do nosso maravilhoso Moçambique.

Conteúdos

Mapico (Zona Norte “Cabo Delgado”)

Mapiko é uma manifestação moçambicana que cultiva a história e signos do povo Maconde ao mesmo tempo em que traz a possibilidade de diálogo com o momento actual, podendo nele ser representado e simbolizado algo presente que mantém viva a história desse povo, transmitindo valores, memórias e ensinamentos. O Mapiko consiste em mistura de dança, teatro e música. Revela relações sociais com a dramaticidade que o mascarado expõe suas coreografias e máscaras, e traz à tona o sagrado com a sua ligação ao mundo espiritual. O Mapiko é elemento da identidade cultural do povo Maconde, e veículo da cultura onde se perpetuam experiências passadas e situações quotidianas. Os artistas Macondes que fazem parte do Mapiko (escultores, cantores, músicos, dançarinos) são responsáveis pela preservação e transmissão da tradição.

Segundo Amadou Hampâté, a tradição africana “é ao mesmo tempo religião, conhecimento, ciência natural, iniciação à arte, histórias, divertimento e recreação.

Nhau (Zona Centro “Tete”)

O Nyau (Gule Wankulo) é uma dança praticada por vários grupos étnicos espalhados pelas regiões transfronteiriças de Moçambique, Malawi e Zâmbia. De entre eles figuram os Chewa, Achipetas e Azimbas.

A sua origem é associada à formação do Estado Undi, por volta do século XVII, (Gabinete de Organização do 1º Festival de Dança Popular, 1978), altura em que se supõe ter sido adoptado como uma forma de manifestação do seu poderio perante os povos conquistados.

Exige bastante agilidade do seu dançarino, duma máscara de madeira e a dança tabu de ritos de iniciação. A Dança Nhau foi certificada pela Organização das Nações Unida para Educação Ciência e Cultura (UNESCO) em Novembro de 2005, como uma obra-prima do património oral e intangível da humanidade.

Suas origens estão relacionadas aos Undi, que supostamente, “do Malawi” teriam vindo ensinar esta dança aos moçambicanos

O termo Nyau designa igualmente o dançarino, quando já equipado com os vestes, nomeadamente as máscaras e o restante fardamento. Por sua vez, “Gule Wankulo” significa grande dança.

Uma das características do Nyau (Gule Wankulu) é de ser uma dança essencialmente masculina.

Essencialmente, em território moçambicano, o Nyau é praticado em oito distritos da província de Tete, nomeadamente Angónia, Furancungo, Macanga, Zumbo, Tsangano, Chiúta, Zóbwe e Moatize. É também praticado na província de Maputo, distrito de Boane, trazido para esta região cidadãos oriundos sobretudo da província de Tete.

Tufo (Zona Norte “Nampula”)

Introduzido pelos árabes dizem que esta dança é religiosa e foi criada por Aicha, esposa do Profeta para apaziguar o mau humor de Mohammad. Apenas as mulheres dançam tufo, regra geral pintam a cara com musiro e usam capulanas muito coloridas. O nome vem de ad-duff, ou seja tambor em árabe.

Maulide (Zoona Norte “Nampula”)

Trata-se de uma demonstração de fé. Os homens dançam com uma espécie de alfinete ou instrumentos afiados que se chamam tupachi, que aparentemente penetram na carne mas não deitam sangue nem deixam marcas. Para preparar o corpo para este ritual alguns praticantes ficam 15 dias sem actividade sexual e sem comer peixe. É praticado nos casamentos islâmicos. É muito comum na Ilha de Moçambique.

Nhambaro (Zona Centro “(Zambézia”)

 A dança Nhambaro é executada, pricinpalmente por mulheres que ao ritmo que ecoa dos batuques vão mexendo os seus corpos compassando com o som. Praticada na baixa Zambézia, que compreende a cidade de Quelimane, Nicoadala, Namacurra e Inhassunge.

Niketxe (Zambézia, Nampula e Niassa)

Enquanto isto, o Niketxe é uma dança tradicional originaria das etnias lomué e macua, mais precisamente, norte da Zambézia e nas províncias de Nampula e Niassa. No distrito de Namarrói, no extremo norte da Zambézia, o Niketxe tem a componente de cobras vivas e naturais que os executantes transportam durante a exibição.

Xingombela (Zona Sul “Gaza”)

É uma dança tradicional originária de Moçambique na província de Gaza e arrastada até a província de Maputo.

Essa dança era praticada de noite, por jovens entre rapazes e meninas da mesma idade ou aproximadas. Entre eles, tocavam batuques, apitos, xipalapala (chifres de gazela) e vestiam-se de peles de animai, saias de palha, pulseiras de linhas de saco, atravessavam entre as costas e a cintura um pedaço de pele.

O Xigubo (Zona Sul “Maputo e Gaza”)

Xigubo é uma dança tradicional moçambicana sobretudo da região sul, especialmente nas regiões interiores de Gaza e Maputo, a dança tem poucos praticantes ao nível das cidades. Representa a resistência colonial

Esta dança, consiste no alinhamento de um determinado número de homens (dançarinos) em uma ou duas filas, devidamente adornados com objectos de fibras e peles nos braços e nas pernas, colares de sementes, entre outros signos, vestindo saiotes confeccionados com peles de animais, as quais se fazem acompanhar de um instrumento de defesa denominada xitlhango ou azagaia. Nas extremidades da fila feita pelos dançarinos, geralmente, encontram-se duas bailarinas que se “confrontam”.

Zoré (Zona Sul “Inhambane”)

A dança Zoré é originária da região de Zavala, em Inhambane esta dança era feita devido as guerras constantes que os chopes (tribo do sul de Moçambique) travavam contra os Ngunis (tribo sul Africana). Esta dança era praticada para celebrar a Victoria dos guerreiros nas batalhas que estes travavam. Hoje ela é praticada geralmente pelas mulheres, os homens tocam instrumentos (Batuques, Timbila, latas, etc.). Para além da Zoré, nesta província podemos encontrar o Timbila que já faz parte o património da UNESCO.

A dança é caracterizada pela presença de tambores ou batuques feitos de madeira oca revestido com pele de animal, por utilizar as mãos e dois chocalhos para tocar batuques, utilizar apito para dar uma determinada atenção, por combinar sons de batuques com as canções sintetizando a formação histórica, identidade social e cultural do povo da localidade de Golo e por ser executada em pares ou individual ou mesmo mais de dois: homens e mulheres, com alguns movimentos com o corpo recto mantendo um ritmo vibrante com mais incidência para a cintura

Ngalanga (Zona Sul “Maputo”)

É uma dança típica da província de Maputo, é mais frequente nos Distritos de Magude e Marracuene. É uma dança que data da época das guerras constantes que os chopes travaram contra os Ngunis. Esta dança celebrava o regresso dos guerreiros, após uma batalha, da qual tenham saído vitoriosos. A medida que estes se aproximavam da aldeia, iam tocando Mpundo (grande chifre de impala), para anunciar o seu regresso e a sua vitória.

Tradicionalmente esta dança revelava um carácter acentuadamente social, constituindo um factor de relevo, para a manutenção da unidade tribal e para afirmação da lealdade comum dos seus membros ao respectivo chefe. Com a colonização portuguesa em Moçambique e a consequente modificação da sociedade, a dança de Ngalanga passou a ter uma função diferente, continuando porém, a ter um significado de guerra e combate. Nesta dança só participam homens.

Xingomana (Zona Sul “Gaza”)

O Xingomana é uma dança originária da província de Gaza. Ela é o desenvolvimento da dança Massessa, também das regiões de Gaza. Xingomana é conhecida como a dança da juventude feminina, pois foi concebido tradicionalmente. É o divertimento para as raparigas. Era exibido no Inverno, altura fresca e de grande abundância alimentar. Não era integrada em nenhuma cerimónia e as regulares exibições que se faziam tinham como finalidades a alegria das jovens que nas suas canções falavam da vida dos jovens, criticando certos erros por estes cometidos.

Nesta dança a indumentária é geralmente constituída por um: «Chiquitau», blusa com uma cor adoptada pelo grupo, e o «sundo», espécie de uma saia feita por minalas. O nome Xingomana foi dado a esta dança após a introdução de um instrumento de percussão chamado «ngoma», muito pequeno. Massessa, é dança mãe do Xingomana.

Leia Também Sobre:

  • Danças tradicionais da Zona Sul de Moçambique
  • O ku Tchinga
  • Jogos tradicionais de Moçambique
  • Danças tradicionais da Zona Norte de Moçambique
  • Danças tradicionais da Zona Centro Moçambique

Referências

http://fcsh.unl.pt/mozdata/files/original/6/3182/MOZ_294.2.pdfhttps://makonde.wordpress.com/cultura-makonde/danca-mapiko/http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/30rba/admin/files/1465940694_ARQUIVO_MapikoIdentidadeMaconde-MarianaCondeRhormensLopes-Trabalhocompleto(artigo).pdfhttp://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/recreio-e-divulgacao/12354-utse-para-patrimonio-mundialhttps://web.facebook.com/464339460306040/photos/ngalanga%C3%A9-uma-dan%C3%A7a-que-data-da-%C3%A9poca-das-guerras-constantes-que-os-chopes-trava/1680326382040669/?_rdc=1&_rdrhttp://www.pmaputo.gov.mz/por/Galeria/Videos/Danca-Ngalanga-da-Provincia-de-Maputohttp://marceloadecastro.blogspot.com/2012/03/danca-do-chopes.htmlhttp://turismoinhambane.blogspot.com/2015/03/este-excerto-de-criancas-exibe-danca.htmlhttps://www.webartigos.com/storage/app/uploads/public/588/508/2f2/5885082f2eb30595773166.pdf.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Tradicional

Exemplo de Lista de Lobolo em Moçambique

Fevereiro 26, 2021
Tradicional

Debate sobre a gestão Estratégica

Fevereiro 26, 2021
Tradicional

Teorias de Carreiras Profissionais

Fevereiro 26, 2021
Tradicional

Sistemas de Avaliação de Desempenho (SAD)  em Moçambique

Fevereiro 26, 2021
Next Post
Endemia: conceito, causas, tipos, características e suas consequências

Endemia: conceito, causas, tipos, características e suas consequências

Comments 1

  1. Dimaxf says:
    1 ano ago

    Trabalho

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR