Conteúdos
O que é Pobreza?
Vista inicialmente como insuficiência de renda, o conceito de pobreza vem evoluindo. Apenas considerando pobreza como o número de pessoas que vivem com menos de um dólar por dia em média, já há grandes divergências sobre este conceito, uma vez que as necessidades básicas das pessoas divergem sensivelmente de país para país.
Neste sentido, a Pobreza pode ser definida como a carência real; tipicamente envolvendo as necessidades da vida quotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais. Falta de recursos económicos; nomeadamente a carência de rendimento ou riqueza (não necessariamente apenas em termos monetários).
Causas da Pobreza
As causas da pobreza são diversas e juntas formam um mural de desculpas e justificativas para a situação do cenário actual.
A Corrupção, a má distribuição de renda, o ensino de má qualidade, o desemprego e outros tantos factores, são apontados como as verdadeiras causas da Pobreza. Mas, quais são as consequências dessas causas? Partindo desse princípio, pode se perceber que muitas dessas consequências são oriundas da época da colonização.
Outras razões para a pobreza, é o rápido crescimento demográfico, uma das características dos países da África Subsaariana e as responsabilidades individuais. Em algumas regiões do mundo, acredita-se que uma parte da sociedade obrigatoriamente deve ocupar a classe pobre, em outras, acredita-se que a situação financeira de uma pessoa é dependente de suas escolhas individuais, por exemplo, uma usuária de droga que gasta toda a sua renda.
Tipos de Pobreza
Pobreza absoluta ou Extrema
Uma medida de pobreza absoluta define o número de pessoas abaixo de uma linha de pobreza que depende do espaço geográfico e do tempo. Para que uma medida de pobreza seja absoluta, a linha de pobreza tem que ser a mesma para todos os países, independentemente de sua cultura e seus níveis de desenvolvimento tecnológico.
A pobreza extrema significa que as famílias não conseguem satisfazer as necessidades básicas de sobrevivência. Têm fome crónica, o acesso a cuidados de saúde é reduzido, carecem de água potável e saneamento básico, não podem pagar a educação a alguns dos seus filhos ou o mesmo a todos eles e possivelmente falta-lhes um abrigo – um telhado que proteja da chuva, um chaminé para fazer sair o fumo do fogão – e artigos básicos, como vestuário e calçado. A pobreza extrema ocorre predominantemente em países em desenvolvimento.
Pobreza moderada
A pobreza moderada refere-se, geralmente a condições de vida em que as necessidades básicas estão satisfeitas, mas no limite inferior.
É aquela pessoa que, sendo pobre, não é extremamente pobre. A incidência da pobreza moderada é obtida calculando a diferença entre a incidência da população na pobreza menos a da população em extrema pobreza.
Pobreza relativa
A pobreza relativa – situação em que o nível de rendimento é inferior a uma determinada proporção do rendimento médio nacional.
Pobreza relativa ocorre quando um indivíduo ou uma família tem o mínimo necessário para subsistirem, mas não possuem os meios necessários para viver de acordo com a área onde estão inseridos, nem com pessoas de status social comparável.
Consequências da Pobreza
- Fome;
- Analfabetismo;
- Baixa esperança de vida;
- Doenças;
- Elevada criminalidade;
- Falta de oportunidades de emprego;
- Carência de água potável e de saneamento;
- Maiores riscos de instabilidade política e violência;
- Emigração;
- Existência de discriminação social contra grupos vulneráveis;
- Existência de pessoas sem-abrigo;
- Tráfico de pessoas;
- Adesão a drogas e álcool;
- Depressão;
Prostituição – em Moçambique maior parte das ditas “Prostitutas” provem de famílias com extrema pobreza.
A troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afectivos ou prazer, também dá sua parcela de contribuição da pobreza. Pois muitas mulheres e homens alugam seus corpos para suprir suas necessidades económicas. A sua grande maioria provém de famílias pobres.
Leia Também Sobre:
- Feminismo: O que é? História, ondas, direitos civis, racismo, sexualidade, ciência e seu impacto
- Método dedutivo: o que é? Exemplo do raciocínio educativo
- Cepticismo: conceito, características e História
- Criticismo: o que é? História e características
- Origem da História política
- Importância do estudo das Ciências Naturais
- Método Dialéctico de Marx
- Qual é o valor da profissão?
- Definição e classificação da Arte
Referencias
http://omundodapobreza.blogspot.com/2011/02/consequencias-da-pobreza.html;http://mundoeapobreza.blogspot.com/2011/03/tipos-de-pobreza.html.