Conteúdos
Gestão Estratégica
Para Mintzberg (1994) Gestão estratégica é um processo dinâmico, sistemático e cíclico de análise, escolha e implementação.
Bartol e Martin (1998) Gestão estratégica e um processo através de iguais os gestores formulam e implementam estratégias tendentes a assegurar a consecução dos objectivos da organização em função do meio envolvente em que estas se encontram integradas e das suas próprias condições internas. Segundo a estes autores a gestão estratégica e composto por vários elementos essencialmente sequencial em 2 sub-processos distintos e sucessivos: Formulação da estratégia e implementação da estratégia.
O processo estratégico não e coincidente com as perspectivas de Mintzberg (1987) e Quinn( 1980) .
Para Quinn o processo estratégico e um processo dinâmico sem princípio nem fim.
Para Jann Quinn (1980) Comenta que os problemas evidenciados pelos gestores haviam caído na clássica armadilha.
A formulação e implementação da estratégia tem dois processos separados e sequenciados, ideia que coincidem com a de Mintzberg.
Quinn sugere a adopção do processo incrementalismo lógico através do qual estes devem criar semente de compreensão, identidade e compromisso psicológico com processo de criação de estratégias.
Quinn defende que a constante a constante integração dos processos incrementais da formulação e implementação de estratégias vem assim a constituir se como arte central da gestão estratégica e activo.
A figura se mais apropriada uma definição de gestão estratégica mais abrangente e não um planeamento , organização , liderança e controle de sistema de valor de uma organização , tendente a assegurar a continua da adaptação desta as constates alterações do meio envolvente e as necessidades dos clientes , com vista a criação e manutenção de vantagens competitivas que garantam o cumprimento da sua missão , objectivos com a máxima eficácia e eficiência .
Propõe no conceito da definição entendimento de que se trata de processo de gestão. A sua importância enquanto processo imprescindível. O cumprimento da missão e objectivo da organização.
O entendimento de que esse processo não esta circunscrito ao planeamento mais também a implementação estratégica formulada.
Importância
-Identificar, desenvolver e eventuais fontes de vantagens competitivas.
– Orientar e dirigir os esforços dos seus membros e afectação dos recursos, no sentido de assegurar eficácia na consecução, consistente , coordenada e alinhada dos seus objectivos .
-Estimular a reflexão dos seus membros, em torno dos objectivos estratégicos táctica da organização.
-Envolver os referidos membros a todos níveis na formulação de estratégia.
-Encorajar e incentivar a criatividade e inovação.
Trata se de um modelo que assentando na reflexão estratégica e na visão dos membros das organização assegura o desenvolvimento das seguintes acções:
A nível do planeamento: Plano estratégico da organização.
– Plano táctico da organização: Estrutura da organização, afectação de recursos organizações meios necessários execução da estratégia.
A definição das politicas funcionais, a definição das regras e procedimentos departamentos a elaboração dos planos.
A nível da organização: Da estrutura organizacional e das relações da autoridade projectos e incentivos de acção definidos, Dos recursos humanos financeiros, instalações e equipamentos.
A nível da direcção e da liderança: execução de actividades de valor e respectivos processos de transformação execução dos planos, programas, acções e orçamentos, implementação das políticas, regra e procedimentos planeados.
A nível do contrato: Execução dos planos, e um cumprimento das políticas regra e procedimentos definidos, execução de actividades e processos, extensão com que os objectivos são definidos, eventuais alterações do meio envolvente
Para Gonçalves (1986) planeamento estratégico considera elemento fundamental da gestão estratégica, e um procedimento sistemático analítico racional e formal suporte ao processo de formação e implementação da estratégia organizacional.
Culminando na; elaboração do plano estratégico da organização que sintetiza as suas principais orientações.
Distingue se da gestão estratégica por apresentar uma parte desta. Distingue se da reflexão estratégica porque nesta em um conjunto com analise estratégico.
A apresenta se com a base fundamental de trabalho e planeamento estratégico incumbe o desenvolvimento de se4guintes estudos e actuações:
– Reflexão estratégica, analise estratégica, formulação da estratégia, implementação da estratégia e plano estratégico.
Criticas de Mintzeberg (1994):
Estratégia não pode ser planeada, pela simples razão de planeamento se referir a analise enquanto estratégia refere se na essência, a síntese.
Enfatiza a necessidade do planeamento estratégico integrar aprendizagem organizacional, a visão pessoal a intuição e actividade. O planeamento estratégico destrói desempenho individual, condiciona e estreita a visão da organização desencoraja a mudança e introduz na organização uma cultura do ambiente de lutas de interesse.
Processos de Base de Planeamento
– Rever o futuro as estratégias pode estar desligados da área operacional, a premissa, profundamente em raizada na generalidade dos processos de planeamento estratégico.
Insucesso de Planeamento Estratégico
Steiner (1979) partir de um estudo efectuado com base nas respostas recebidas num inquérito, identificou as principais causas de insucessos.
Wilson (1994) O insucesso relativo alguns processos de plano estratégico se ficam a dever alguns erros cruciais.