Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Antropologia

Paradigmas emergentes na antropologia pós-modernismo e interpretativíssimo

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Fevereiro 26, 2021
in Antropologia
0 0
0

Conteúdos

  • 1 Antropologia Pós-Moderna
  • 2 A experiência  em John  Dewey
  • 3 Conexões entre a pós-modernidade e o paradigma emergente
  • 4 Antropologia Interpretativismo

Antropologia Pós-Moderna

A Antropologia Pós-Moderna ou Crítica surge nos anos de 1980 e está preocupada com a

A pós-modernidade, rompeu com os padrões da idade moderna, e é caracterizada pelas abundantes transformações nos âmbitos artísticos, filosóficos, científicos, econômicos, políticos, estéticos, éticos e culturais (SANTOS, 1986). Segundo numerosos filósofos e sociólogos, a pós modernidade começou a manifestar-se mais intensamente na década de 1950.

O desenvolvimento da computação, a crítica da cultura ocidental realizada pela filosofia, a explosão da bomba em Hiroxima e Nagasaki, o final da 2ª Guerra Mundial, a queda do Muro de Berlim, a falência da Guerra Fria, a queda do comunismo e do socialismo, o aparecimento de grupos econômicos expansionistas, a fragilização das barreiras geográficas, a globalização, a crise do capitalismo e a crítica consistente aos padrões éticos e estéticos são apenas alguns indícios de que o mundo que moldou/formou as gerações anteriores não é mais o mesmo (GONÇALVES, 2015; SANTOS, 1986)

A sociedade pós moderna baseia-se no individualismo, no niilismo, no vazio, no consumismo e na ausência de valores e de sentido para a vida (SANTOS, 1986).

De igual modo, outros elementos também se destacam: a valorização exacerbada do momento presente, a liquidez nos relacionamentos pessoais e no trabalho, o redimensionamento do desejo, da sexualidade, do hedonismo e a busca pelo prazer imediato, a qualquer custo.

A par de todo o exposto, é possível inferir que pós-modernidade e Paradigma Emergente são temas que dialogam, na medida que revelam e desencadeiam incontáveis modificações, em diversos segmentos da vida, da atividade e do pensamento humano. Entretanto, é preciso salientar que alguns setores não acompanharam as alterações no pensamento, no modo de ser, de agir, de se relacionar, como por exemplo, a instituição da educação, que, por vezes, tem repetido os padrões modernos, mantendo-se, alheia às inovações pós-modernas e presentes no novo paradigma, justificando, deste modo, a relevância desta pesquisa.

Segundo Dewey, é preciso que os alunos aprendam além dos livros, através da experiência. O conhecimento deve ser algo útil, capaz de transformar a vida dos sujeitos (TEIXEIRA & WESTBROOK, 2010.

A experiência  em John  Dewey

DEWEY, . É considerado um dos principais representantes do Pragmatismo, doutrina segundo a qual as ideias são instrumentos de ação, e somente fazem sentido quando produzem efeitos práticos e reais (DEWEY apud TEIXEIRA & WESTBROOK, 2010).

Para o autor, o tipo de educação denominado de “escola clássica/tradicional” demonstrava-se insuficiente frente às inúmeras transformações históricas, sociais e econômicas ocorridas entre nos séculos XIX e XX (SOUZA & MARTINELI, 2009).

Dewey argumenta que toda aprendizagem deve ser integrada à vida, isto é, adquirida em uma experiência real de vida. O conhecimento só tem sentido se ele é capaz de dar sentido à vida do sujeito. Por isso, a aprendizagem não pode ser desvinculada da vida e das relações humanas. Neste sentido esclarecem Dewey apud Teixeira & Westbrook (2010, p. 57)

Conexões entre a pós-modernidade e o paradigma emergente

A pós-modernidade baseia-se no individualismo, niilismo, ausência de valores e sentidos de vida, prazeres imediatos, bem como na descrença da razão, indagações constantes acerca de tudo o que está posto, pluralismo ético e teórico, e proliferação de novos projetos e paradigmas (SANTOS, 1986; AZEVEDO, 1993).

Paradigma refere-se ao modelo ou a padrões compartilhados que permitem a explicação de certos aspectos da realidade, sendo mais do que uma teoria e implicando em uma estrutura que gera novas teorias (KUHN, 1994). No século XIX, o modelo utilizado para explicar a realidade era o Paradigma Tradicional, cujos princípios são: objetividade, estabilidade e simplicidade (SANTOS, 2008).

O Paradigma Tradicional defende que os seres são estáveis, simples e determinados. Há, inclusive a possibilidade de separar sujeito-objeto e pesquisadorpesquisado. Tal modelo esclarece que é necessário buscar a neutralidade científica por meio da precisão, da rigorosidade e da fidedignidade (SANTOS, 2008).

No início do século XX, questionamentos a respeito do Paradigma Tradicional da ciência começaram a surgir, no próprio domínio linguístico da ciência, com contribuições dos físicos Max Plank, Einstein, Niels Bohr, Boltzman, Heisenberg. Mais 8 recentemente, acrescentaram-se as contribuições de outros cientistas, tais como o químico russo Ilya Prigogine, o físico e ciberneticista austríaco Heinz von Foerster, o bio-físico francês Henri Atlan, os biólogos chilenos Humberto Maturana, Francisco Varela (VASCONCELLOS, 2002), entre outros.

Em plena pós-modernidade, vem ganhando destaque um novo modelo com a finalidade de abarcar as descobertas recentes e que se dispõe a explicar outros aspectos da realidade: o Paradigma Emergente. Este novo modelo, basicamente, altera a primazia da objetividade, estabilidade e simplicidade para a complexidade, intersubjetividade e imprevisibilidade (VASCONCELLOS, 2002).

Especificamente em relação à totalidade e à integralidade, para o Paradigma Emergente torna-se fundamental considerar o homem e os conhecimentos enquanto possibilidade e universalidade. Isso significa que: “o conhecimento pós-moderno, sendo total, não é determinístico” (CAPRA, 1996, p. 77)

Ora vejamos, Além de tais pilares (intersubjetividade, complexidade e imprevisibilidade), Santos (2008) defende que “todo o conhecimento científico visa constituir-se em senso comum” (p. 88). Tal pensamento opõe-se à ideia predominante na sociedade moderna, na qual o conhecimento estava concentrado nas mãos da elite, sendo marcado por restrições.

Em linhas gerais, o Paradigma Emergente é um modelo ou forma de interpretar o mundo com novos olhares, a partir de uma reconstrução de tudo o que está posto. O homem passa a ser visto como um ser complexo, subjetivo e imprevisível, ao contrário do que pregava o Paradigma Tradicional, que valorizava a objetividade, estabilidade e simplicidade. Desta forma, nota-se uma relação de sintonia entre pós-modernidade e Paradigma Emergente, uma vez que ambos acenam para novas formas de explicar, interpretar o mundo e tudo o que está posto.

Isto e,  tanto na pós-modernidade quanto no Paradigma Emergente há uma fluidez e uma identificação nos conceitos, nos modos de ser, pensar e explicar a realidade.

Antropologia Interpretativismo

A Antropologia Hermenêutica ou Interpretativa dos anos 60 irá estabelecer a cultura como uma hierarquia de significados, a partir da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura.

Seu maior representante é Clifford Geertz e seu livro “A interpretação das culturas”, publicado em 1973.

Bibliografia

DURKHEIM, E. Pragmatismo e sociologia. Florianópolis, SC: UFSC, 2004.

GONÇALVES, J. E. A pós-modernidade e os desafios da educação na atualidade. Disponível em: < http://revista.fundacaoaprender.org.br/index.php?id=116>. Acesso em: 02. ago. 2015.

SANTOS, J. F. O que é pós-moderno. Ed. Brasiliense: São Paulo, 1986

SOUZA, R. A; MARTINELI, T. A. P. Considerações históricas sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 35, p. 160-162, set. 2009.

TEIXEIRA, A.; WESTBROOK, R.B. John Dewey. Recife: Coleção Educadores, 2010.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Proteção social em Moçambique: sistema, atores e principais desafios
Antropologia

Proteção social em Moçambique: sistema, atores e principais desafios

Março 23, 2022
Processo de Intervenção Social em Comunidade e o Ideal do Desenvolvimento em História
Antropologia

Processo de Intervenção Social em Comunidade e o Ideal do Desenvolvimento em História

Março 23, 2022
Mobilidade e expansão de realidades sociais: impacto da mobilidade sobre estratificação social
Antropologia

Mobilidade e expansão de realidades sociais: impacto da mobilidade sobre estratificação social

Abril 10, 2021
Antropologia

Globalização e Homogeneização: da origem aos impactos socioculturais

Abril 1, 2021
Next Post

Aula ideal e do professor ideal

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR