Conteúdos
Texto Informativo
É texto em o escritor expõe brevemente um tema, facto ou circunstancia ao leitor. trata-se de uma produção textual objectiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e directa.
Tem como objectivo principal transmitir informação sobre algo estando isento de duplas interpretações. o texto informativo utiliza uma linguagem denotativa, isto é, uma linguagem clara, directa e objectiva.
Características
O autor dos textos informativos é um transmissor que se preocupa em relatar informações da maneira mais objectivas. no caso da noticia, por exemplo, o escritor esta encarregado de transmitir a informação para os receptores (leitores) da maneira objectiva e alheia a ele, o texto informativo dados que o torna mais credível.
Estrutura
Este tipo de texto é constituído por:
Introdução (tese) – momento de exposição das informações necessárias para informar o tema que será explorado pelo emissor.
Desenvolvimento – é, a parte que contem as informações completas sobre o tema, desde dados mais relevantes.
Conclusão – enceramento dos textos com a exposição da ideia principal.
O jornalismo é responsável pela criação de vários textos informativos em notícias, revistas, jornais, entrevistas, texto de opinião, texto publicitário, artigos, etc.
Ícone – é signo visual (uma imagem que representa um objecto ou coisa por semelhança já que possui as mesmas características que o objecto. um ícone usa forma, cor, som, textura e outros elementos gráficos para criar uma conexão evidente entre imagem e ideia. por exemplo desenho de imagens colocadas nas casas de banho para diferenciar a masculina da feminina.
Sigla – representação gráfica dos fonemas iniciais das palavras, separadas ou não por um ponto de abreviatura, e que funcionam como autentica palavras. exemplo (O.N.U, R.T.P, S.O.S).
Signo linguístico – unidade de duas faces que combinam um significante – conjunto de sons, representados na escrita por sinais gráficos (grafemas) – e um significado – a ideia ou conceito. O signo linguístico é arbitrário e convencional, não se estabelecendo qualquer relação obrigatória entre ele e a realidade. Por isso, cada língua recorre a um conjunto de sons diferentes para referir o mesmo objecto.
Símbolo – os símbolos são abstractos. o símbolo se refere ao objecto denotado por associação de ideias produzidas por convenção. Os símbolos mais comuns que usamos sãos as palavras. o alfabeto é outro conjunto de símbolos concebidos para apresentar os sons da língua.
Carta informação
A carta é um tipo de texto em que a organização e a linguagem estão condicionadas pela intenção de quem comunica (remetente). Serve para dar notícia, complementar, reclamar, fazer um pedido e.t.c. a carta informal é dirigida a um amigo ou um familiar.
Funções da carta
a carta é uma conversa por escrito com uma pessoa ausente. As cartas dividem-se em privadas (informais) e comerciais (formais). as privadas destinam-se a familiares e amigos, porem não dispensam a ordem e a boa apresentação assim como o uso de frase simples e correctos.
Exemplo de uma carta informal:
Cara amiga
Maputo – Massinga 30 de Maio de 2020
Depois de tão grande ausência de noticias, decidi escrever-te para te falar de mim e para te dizer que aguardo noticias tuas.
Cheguei ontem de férias, que este ano, foram bastante variadas: quinze dias em Maxixe, um mês em Inhambane e uma semana em Zavala.
E tu, como passaste as ferias? Estou ansiosa por saber por onde e com quem tens andado. a tua família continua bem? Já sabes quando começam as aulas na tua escola?
e por aqui termino, esperando que, em breve, cheguem varias noticias tuas.
Saudações aos teus pais e irmãs e um grande abraço para ti da tua amiga.
Ana
Amazing blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
A design like yours with a few simple adjustements
would really make my blog shine. Please let me know where you got your design. Thanks
a lot