Externos– são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso directo às informações contabilísticas(Investidores, Sócios ou Proprietários, Estado, Comunidade em Geral, Clientes, Credores ou Fornecedores)
Internos– são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que tem facilidade de acesso directo às informações contabilísticas(Gestores ou Administradores e Trabalhadores)
- Investidor, Sócios ou Proprietários – interessa-lhes conhecer ou acompanhar a evolução dos seus investimentos de modo a assegurarem o retorno dos valores alocados à organização.
- Os Gestores e Administradores – para o planeamento e controle dos seus objectivos e metas, para melhor tomarem as decisões na gestão das unidades económicas.
- O Estado – pelo facto de a maior porção dos rendimentos do estado provir de impostos, interessa-lhe para melhor calculá-lo e para várias análises estatísticas, bem como para a elaboração dos planos macroeconómicos.
- Credores ou Fornecedores – estão interessados na segurança financeira das empresas como garantia da recuperação dos valores em dívida.
- Trabalhadores – pela segurança dos seus postos de trabalho e das restantes condições de trabalho bem como salariais.
- Clientes – como forma de garantia da continuação de prestação de melhores serviços.
- A Comunidade em Geral – como os empregadores, sindicatos, etc. para avaliarem a capacidade de apoio a comunidade pelo fornecimento de bens e serviços.