Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Hotelaria e Turismo

Espaço físico e Atividade Turística

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Março 31, 2021
in Hotelaria e Turismo
0 0
0

Espaço geográfico

Espaço Geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extracção de recursos naturais. Não se trata apenas de um “palco” ou um “produto”, pois ele é resultado e também resultante das acções humanas. Além do próprio ser humano, compõem o espaço geográfico todas as suas obras e os meios naturais que interferem em suas actividades, como as cidades, as plantações e o meio rural, as indústrias, os objectos, os rios, os climas etc.

A produção do espaço geográfico ou seja, o processo pelo qual o homem transforma e habita o meio em que vive, depende da natureza. A partir da exploração e extracção dos recursos naturais, o ser humano desenvolve as suas actividades para a sua reprodução e sobrevivência.

Essa transformação aconteceu desde o surgimento do ser humano. Sociedades antigas ou agrupamentos tribais utilizaram-se dos recursos naturais para o desenvolvimento de sua vida em sociedade, transformando o espaço natural em geográfico. Assim, surgiram as primeiras civilizações. Até mesmo os povos nómados utilizavam e transformavam a natureza, produzindo o espaço geográfico. Com o passar do tempo, o processo de transformação e produção do espaço foi se intensificando graças ao aprimoramento das técnicas, que permitiram que o homem melhorasse sua capacidade de desenvolvimento. Isso acontece desde os tempos pré-históricos, quando o homem aprendeu a produzir ferramentas e estratégias de cultivo que auxiliassem na produção e extracção de alimentos.

Para o estudo do espaço geográfico, os geógrafos se utilizam de quatro categorias analíticas principais, além da própria concepção de espaço, a saber: território, paisagem, lugar e região.

  1. Território: pode ser definido como um espaço delimitado, de forma que essa delimitação obedeça a uma relação de posse ou de poder. Podem existir várias formas de território, como o território animal, o território político (as cidades, os países, os blocos económicos), o território cultural (o das prostitutas ou de um grupo religioso), dentre outros.
  2. Paisagem: é o espaço da superfície que podemos captar através dos nossos sentidos. É tudo aquilo que se manifesta diante de nós, aquilo que podemos ver, ouvir, sentir, tocar e cheirar.
  3. Lugar: é um local tal qual o homem o percebe, é o espaço percebido. É aquele ponto ou área do espaço que o homem identifica e atribui sensações e predicados, sejam eles afectivos ou não.
  4. Região: é um dos conceitos mais complexos da Geografia e possui várias definições. Pode-se dizer que região é uma área ou porção do espaço dividido conceitualmente pelo homem conforme suas características (clima, economia, relevo, política, entre outros). As regiões não existem na natureza, pois se tratam de uma construção intelectual humana. Assim, o homem pode elaborar diferentes regiões conforme os seus interesses, seja para planejar acções, seja para realizar estudos.

Turismo

O turismo é uma actividade económica relacionada às condições geográficas. Depende das características da paisagem natural (condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de relevo e hidrografia ou proximidade do oceano) e cultural (paisagem arquitectónica, museus, eventos culturais, estrutura do comércio e eventos económicos como feiras comerciais, conferências internacionais, etc.). Nesse sentido, as actividades económicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, para transformá-lo em um espaço de consumo. De fato, a paisagem é o primeiro contacto do turista e é importante que ela produza uma sensação favorável, atraente e harmoniosa.

Há, ainda, os casos do espaço destinado ao turismo produzido artificialmente, independentemente de sua história, de seu contexto cultural ou mesmo da paisagem natural.

A difusão da atividade turística, no entanto, só ocorreu de fato graças ao desenvolvimento tecnológico do século XIX (máquina a vapor, trem com vagão leito, etc) e século XX (desenvolvimento dos setores de transporte e comunicação). Adiciona-se a isto a busca pelo ócio (Cruz, 2002) e a descoberta das paisagens litorâneas como espaço optimun ao descanso e fuga do stress produzido pelas rotinas diárias. Contudo, se de um lado o turismo propiciou o desenvolvimento dos locais onde foi estabelecido; por outro, sua implementação resultou em fortes alterações no meio ambiente devido a exaustão do uso dos espaços selecionados e a preocupação tardia com o equilíbrio ambiental, além dos embates criados entre os espaços de inclusão e os espaços de exclusão, visto que a relação turismo e espaço é influenciada pelas mudanças produzidas nas organizações espaciais uma vez que esta cria distorções verticais e horizontais na configuração dos espaços onde é implementada cuja marca chega as vezes a superar as temporalidades dos eventos em questão. A atividade turística se apresenta como um importante agente reorganizador das configurações espaciais ao criar núcleos de inclusão e núcleos de exclusão oque levou o poder público a tomar a dianteira no que se refere a criação de políticas públicas destinadas ao controle da implementação das atividades turísticas em espaços predefinidos. Desta forma, o turismo deixa de ser algo produto da contingência, se transformando em uma forte “arma” de reordenamento espacial.

Tipos de actividades turísticas

  1. Turismo desportivo: Esse é um tipo de turismo bastante utilizado para diminuir os efeitos da sazonalidade17, pois geralmente as competições são marcadas no período de baixa temporada para manter a actividade turística activa em um local durante todo ano. Além disso, outros benefícios dessa tipologia para as cidades que podem utilizá-lo são as melhorias na infra-estrutura local e construção de novos equipamentos turísticos que ficarão para a comunidade (ginásios, piscinas, hotéis, estádios, sistema de transporte e segurança), investimentos na área social e desportiva da região, estímulo à melhoria na qualidade de vida da população e ao patriotismo.
  2. Ecoturismo: nesta actividade o idoso terá um contacto maior com a natureza e assim poderá recarregar suas energias diante da natureza, através de actividades como tirolesa, cavalgada, passeios a pé em veredas, flutuação, observação de aves, ciclo turismo, observação da fauna e flora, estudos do meio ambiente, etc.
  3. Turismo cultural: proporciona ao idoso o entendimento sobre a maneira como as actividades turísticas representam e expõem elementos significativos atrelados ao usufruto de patrimónios histórico-culturais16, bem como de eventos e acontecimentos que transpareçam a cultura, a identidade e a memória local. Os principais atractivos do Turismo Cultural são: sítios históricos e centros históricos, quilombos, edificações especiais, arquitectura, ruínas, obras de arte, espaços e instituições culturais, museus, casas de cultura, festas, festivais e celebrações locais, gastronomia típica, artesanato e produtos típicos, música, dança, teatro, cinema, feiras e mercados tradicionais, saberes e fazeres, causos, trabalhos manuais, realizações artísticas, exposições, ateliês, eventos programados, feiras e outras realizações artísticas, culturais, gastronómicas entre outros que se enquadrem na temática cultural.
  4. Turismo de saúde: Através da prática do turismo de saúde, poderemos ofertar a possibilidade de cura, de reenergização e de prevenção de quaisquer acções que poderiam ser consideradas danos ao corpo, à mente e ao espírito de nossos turistas. De acordo com Godói (2009), esta pode ser efectuada através dos deslocamentos regionais e internacionais de pacientes em busca de tratamento médico, hospitalar ou espiritualista, que objectivam a melhora da saúde ou a busca do seu bem-estar.
  5. Turismo de lazer: fornecerá aos seus praticantes a possibilidade de se conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas e principalmente sair da rotina do dia-a-dia, proporcionando, através de actividades lúdicas recreacionais, a satisfação, o relaxamento, a diversão e entretenimento, ou, até mesmo uma “fuga da realidade”, despertando o imaginário e o interesse do segmento da melhor idade.
  6. Turismo gastronómico: pode ser reconhecido também enquanto parte do turismo cultural, visto que por meio da culinária, seríamos capazes de traduzir elementos importantes para a história, os ritos, os modos, os costumes e as tradições de um povo. Conceitua-se como o turismo planejado, tendo como atractivo turístico a actividade gastronómica, usando produtos de terra como base para todas as actividades.
  7. Turismo Regional: Diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. É comum chamar-se peregrinação cada viagem efectuada dentro deste tipo de turismo. Para as pessoas da terceira idade, esse tipo de segmento é muito importante, pois a fé é uma característica marcante da sua geração.
  8. Turismo rural: além do comprometimento com as actividades agropecuárias, caracteriza-se pela valorização do património cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural. Assim, os empreendedores, na definição de seus produtos de Turismo Rural, devem contemplar com a maior autenticidade possível os factores culturais, por meio do resgate das manifestações e práticas regionais (como o folclore, os trabalhos manuais, os “causos”, a gastronomia), e primar pela conservação do ambiente natural. Esse segmento ajuda no bem-estar da terceira idade, já que contém actividades que auxiliam os idosos a interagir com o meio ambiente, realizando, assim, um retorno às raízes, pois alguns dos idosos nasceram e foram criados em sítios ou fazenda, trazendo assim fortes lembranças para os que dela participam.
  9. Turismo social: O turismo social inclui passeios e excursões que visão contemplar a valorização da natureza e os diversos aspectos da cultura regional, visando proporcionar o crescimento e o enriquecimento pessoal. Sendo assim é muito importante para a terceira idade, pois afasta os mais idosos de sua solidão e faz com que eles interajam com a sociedade e com os demais que iram participar dessas actividades.
  10. Turismo de evento: O turismo de eventos foca o interesse do seu público-alvo em participarem de acontecimento capaz de lhes proporcionar um enriquecimento técnico, cientifico, cultural, social, através do consumo, usufruto e entretenimento que tais actividades podem proporcionar. Para a terceira idade, essa actividade proporcionará vários tipos de opções para serem realizadas, como: bingos, bailes direccionados a terceira idade, visita a locais de interesse comum, etc.

Referência bibliográfica

ALBACH, V. M. Panorama da Pesquisa em Turismo nos Mestrados em Geografia do Brasil: o caso do

mestrado em Geografia da UFPR. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia

da Universidade Federal do Paraná, 2010.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 8ª ed. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

BOULLÓN, R. C. Planejamento do Espaço Turístico. Bauru: EDUSC, 2002.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede – A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. 5ª ed. Volume 1,

São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001.

CASTRO, N. A. R. O Lugar do Turismo na Ciência Geográfica: contribuições teórico-metodológicas à ação

educativa. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia Física Universidade de São Paulo.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Objeto de estudo, Conceito e Origem da Geografia do Turismo
Geografia

Turismo

Abril 30, 2021
Hotelaria e Turismo

Demanda e Oferta do Turismo

Março 31, 2021
Hotelaria e Turismo

Efeito multiplicador do Turismo

Março 31, 2021
Hotelaria e Turismo

Recursos Turísticos e sua importância (económica e social)

Março 31, 2021
Next Post

Distribuição da população mundial por continentes

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR