Conteúdos
Conceitos básicos
Tecnologia
A palavra tecnologia tem origem no grego “tekhne” que significa “técnica, arte, ofício” juntamente com o sufixo “logia” que significa “estudo”.
Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
Digital
Digital descreve a tecnologia electrónica que gera, armazena e processa dados em termos de dois estados: positivo e não positivo. Positivo é expresso ou representado pelo número 1 e não positivo pelo número 0. Assim, os dados transmitidos ou armazenados com tecnologia digital são expressos como uma string de 0’s e 1’s. Cada um desses dígitos de estado é conhecido como um bit (e uma sequência de bits que um computador pode endereçar individualmente como um grupo é um byte).
Tecnologia Digital
Tecnologia digital é um conjunto de tecnologias que permite, principalmente, a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, isto é, em zeros e uns (0 e 1). Uma imagem, um som, um texto, ou a convergência de todos eles, que aparecem para nós na forma final da tela de um dispositivo digital na linguagem que conhecemos (imagem fixa ou em movimento, som, texto verbal), são traduzidos em números, que são lidos por dispositivos variados, que podemos chamar, genericamente, de computadores. Assim, a estrutura que está dando suporte a esta linguagem está no interior dos aparelhos e é resultado de programações que não vemos. Nesse sentido, tablets e celulares são microcomputadores.
Surgimento e história das Tecnologias Digitais
A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc. Actualmente, a alta tecnologia, ou seja, a tecnologia mais avançada é conhecida como tecnologia de ponta.
As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação.
Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem. Como factores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige um contínuo e rigoroso controlo.
As tecnologias digitais surgiram no século XX e revolucionaram a indústria, a economia, a sociedade. Formas de armazenamento e de difusão de informação foram alteradas, gerando debates em torno da relação da humanidade com seu passado, seu presente e seu futuro. Arquivos digitais podem ser copiados e difundidos, sem a garantia de que permaneça a marca de um “original”, o que concorre para a facilitação da “pirataria” ou para o acesso à informação, ou seja, o lado ruim e o lado bom de uma mesma moeda.
Com a tecnologia digital, foi possível descentralizar a informação, aumentar a segurança de uma série de dados fundamentais e criar muitas outras tecnologias. A tecnologia digital é contraposta à tecnologia analógica, que dependia de meios materiais diferentes para existir. Uma câmara analógica utilizava filmes que deviam ser revelados por processos físico-químicos; uma câmara digital dispensa tais processos, alterando tanto os custos quanto os usos desse tipo de dispositivo pela sociedade.
Na actualidade, nossos telefones empregam tecnologia digital, assim como as agências bancárias de que somos correntistas, grande parte do painel de nossos carros, as urnas em que votamos em nosso país, grande parte da informação que lemos e suas plataformas, entre muitas outras coisas. Isso significa que crianças bem pequenas já convivem com esses sistemas, operando com tecnologias digitais como máquinas fotográficas, celulares, jogos que permitem internalizar os procedimentos necessários para utilizá-los, empregar várias linguagens (usar textos, imagens, captar sons e outras) e inserir-se numa cultura digital.
De salientar que, antes da tecnologia digital, a transmissão electrónica era limitada à tecnologia analógica , que transmite dados como sinais electrónico de frequência ou amplitude variada que são adicionados a ondas portadoras de uma determinada frequência. A transmissão e a transmissão telefónica usam convencionalmente a tecnologia analógica.
Tipos de Tecnologias
Relembrando a classificação e, de acordo com as autoras, as tecnologias ficam dispostas em:
a) Tecnologias físicas
São as inovações de instrumentais físicos, equipamentos tais como: caneta esferográfica, livro, telefone, aparelho celular, satélites, computadores. Estão relacionadas com a Física, Química, Biologia, dentre outras.
b) Tecnologias organizadoras
São as formas de como nos relacionamos com o mundo; como os diversos sistemas produtivos estão organizados. As modernas técnicas de gestão pela Qualidade Total é um exemplo de tecnologia organizadora.
c) Tecnologias simbólicas
Estão relacionadas com a forma de comunicação entre as pessoas, desde a iniciação dos idiomas escritos e falados à forma como as pessoas se comunicam. São os símbolos de comunicação ou interfaces de comunicação.
Aplicação das Tecnologias Digitais
A tecnologia digital é usada principalmente com novos meios de comunicação física, como transmissão por satélite e fibra óptica. Um modem é usado para converter as informações digitais em seu computador em sinais analógicos para sua linha telefónica e para converter sinais telefónicos analógicos em informações digitais para seu computador.
Vantagens e desvantagens do uso das tecnologias digitais
Dependendo de como usamos a tecnologia digital ela pode ser muito benéfica para nós. Notemos algumas vantagens:
Computadores: nos poupam de tarefas tediosas, possibilitam que façamos compras, operações bancárias sem sair de casa, nos ajudam também a manter contactos com pessoas, empresas e outros por e-mails, correio de voz ou vídeos e acima de tudo fazer amizade.
Segundo a revista Science News “a Internet proporciona uma quantidade variedade sem precedentes de informação, locais de encontro desde fóruns electrónicos a mensagens instantâneas ou até mesmo as chamadas comunidades virtuais”.
Aparelho de TV: É a mais ponderosa ferramenta de ensino, com ela aprendemos sobre terras, povos que nunca visitamos. Viajamos sem mesmo sair de casa, vemos notícias ao vivo, recebemos informação sobre política, história, eventos actuais, etc. ela nos diverte, instrui e influencia.
Telefones ou Celulares: são aparelhos indispensáveis na vida social. Com eles podemos ampliar o nosso leque de amizade em pouco tempo em qualquer lugar.
Segundo Jornal USA Today noticiou que “hoje 70% dos casais com dois celulares ligam um para outro todo dia só para dizer oi, e 64% ligam para combinar alguma coisa, e 40% dos pais ligam para os seus filhos todos os dias”.
Não há dúvida de que conhecimento de informática da tecnologia no geral pode ser tão essencial para milhares de pessoas no mundo.
Estas são apenas algumas vantagens que encontramos no uso de certos aparelhos tecnológicos.
Desvantagens das Tecnologias Digitais
A tecnologia da comunicação tem sido explorada de muitas formas e muitas das quais de maneira negativa. Vejamos agora algumas desvantagens da tecnologia moderna.
Computadores:
Por exemplo ao utilizarem algumas redes sociais por meio de computadores com internet alguns jovens se evolveram em uma intimidação electrónica ou seja usaram a internet para assediar, zombar, intimidar, humilhar, espalhar calúnias e falsificar a identidade própria e de outros.
Segundo Dr. Briam Yeo no jornal electrónico The Business Times diz que “estar conectado consome mais do seu tempo e se torna a actividade preferida da sua vida a ponto de deixar todo resto de lado, isso com certeza é sinal de alguma coisa esta errada”.
Outro lado obscuro ou desvantajoso das tecnologias sobretudo da internet é que muita das vezes ela se torna um campo de caça para predadores sexuais de crianças e adolescentes. Sem se darem conta crianças e jovens até mesmo adultos podem ser enlaçados se fornecerem informações pessoais on-line ou concordarem em si encontrarem com a pessoa com quem se correspondem, isso com certeza é uma ideia ameaçadora. Além disso as pessoas que ficam horas a fio isoladas no computador geralmente fazem pouco ou nenhum exercício e podem desenvolver doenças cardiovascular, diabetes ou outras doenças graves.
Outro lado negativo do uso de computadores com internet é que as amizades tendem a ser superficiais falsas ou até mesmo perigosa. Alguns criam uma identidade que reflecte a pessoa que eles querem ser em vez de quem eles são, por exemplo um jovem declara que tem 25 anos de idade e vivi no Brasil quando na verdade ele tem 17 anos e vivi em Moçambique.
Importância das tecnologias digitais no quotidiano
As tecnologias podem ajudar a tornar nosso mundo mais justo, mais pacífico e mais justo. Os avanços digitais podem apoiar e acelerar o cumprimento dos objectivos do desenvolvimento sustentável – desde o fim da pobreza extrema até a redução da mortalidade materna e infantil, promovendo a agricultura sustentável e o trabalho decente e alcançando a alfabetização universal.
Com o surto da pandemia da Covid-19 onde a circulação das pessoas era muito limitada, em Moçambique assistiu-se o incremento do uso das tecnologias digitais em quase todas as áreas. Na educação, o Whatsapp e o Google classroom se tornaram as principais ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem.
No caso das vendas, o Facebook e a criação de algumas plataformas tal como é o caso de VENDAMAIS são alguns exemplos de tecnologias digitais que vieram moldar o estilo de vida de muitos moçambicanos.
Governação electrónica em Moçambique
Em Moçambique, a partir do ano de 2001 observou-se a emergência de algumas inovações ao nível das técnicas e procedimentos administrativos a fim de garantir uma maior disciplina fiscal, organização dos recursos financeiros e melhorar o desempenho administrativo. Tendo neste contexto sido introduzida a Unidade Técnica de Reforma da Administração Financeira do Estado (Utrafe) e o Sistema de Administração Financeira do Estado (Sistafe).
No ano de 2006 a Gestão por Objectivos (GpO) e a avaliação do desempenho é introduzida em todos os níveis da administração pública, garantido deste modo, pelo menos em termos teóricos, um alinhamento estratégico entre as actividades de cada organismo e os principais instrumentos de gestão do Governo, o Plano Económico e Social (PES) e o Orçamento do Estado (OE).
Essas e reformas acompanhadas pela aprovação avulsa decretos e leis foram feitas e criadas com o objectivo de aproximar o serviços públicos mais acedesses onde o cidadão tem acesso a muitos serviços digitalizados usando as Tecnologias de informação e comunicação.
Referências bibliográficas
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre; Sulina, 2002;
LONGO, W. P. Tecnologia e soberania nacional. São Paulo, Ed. Nobel, 1984;
SILVA, J. C.T.; PLONSKI,G.A. Gestão da tecnologia : desafios para pequenas e médias empresas, Revista Produção, Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO, v.9, Rio de Janeiro – RJ, 1999.