Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Pedagogia

O Uso da Abordagem Comunicativa para a Didática do Ensino das Línguas

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Maio 13, 2021
in Pedagogia
0 0
0

Abordagem comunicativa

o Método Comunicativo é uma abordagem no ensino de línguas que prima pelo foco no sentido, ou seja, no significado, na interação entre os falantes, sua intenção e funções língüísticas. O ensino de paradigmas gramaticais fica em segundo plano ou é inteiramente suprimido. Numa aula por este método, o professor age como coordenador e facilitador da aprendizagem, providenciando materiais e circunstâncias para que o aluno pense e interaja na língua-alvo. Normalmente são realizadas tarefas em pares ou grupos, colaborativas ou dramatizações.

O Método Comunicativo ou Abordagem Comunicativa (AC) , como também é chamado, é um método para o ensino de línguas, que enfatiza a interação como meio de ensino como também o seu objetivo final. A AC é geralmente caracterizada como uma abordagem ampla para o ensino, em vez de um método de ensino com um conjunto definido de práticas de aula. Assim, o método comunicativo é mais frequentemente definido através de uma lista de princípios ou características gerais. Uma lista simplificada seria:

  • Ênfase em aprender a se comunicar por meio da interação no idioma que se almeja (língua-alvo).
  • A introdução de textos e discursos autênticos para a situação de aprendizagem.
  • A possibidade dos alunos a se concentrarem, não só na linguagem, mas também no próprio processo de aprendizagem.
  • As experiências pessoais do aluno como elementos que contribuem para a aprendizagem em sala de aula .
  • Uma tentativa de ligar a aprendizagem de línguas em sala de aula com atividades de linguagem fora da sala de aula. (Atividades para praticar Inglês)

Na abordagem comunicativa para o ensino da segunda lingua, valoriza-se o “erro”, pois, o erro permite que o aluno possa, facilmente, aprender a lingua.

Competência Comunicativa

De um lado, a competência comunicativa é um termo em lingüística que se refere ao conhecimento do usuário da linguagem gramatical de sintaxe, morfologia, fonologia e similares, bem como o conhecimento social sobre como e quando usar expressões de forma adequada. A competência comunicativa na segunda ou na língua estrangeira é um modelo superior de objetivo no ensino de um novo idioma.

 O conceito de competência comunicativa (CC) vem sido discutido por diferentes teóricos, desde que surgiu, há mais de 40 anos, em uma palestra proferida pelo antropólogo Dell Hymes (1971). A fala de Hymes deu origem ao texto On Comunnicative Competence, trazendo ideias que discordavam da dicotomia competência/desempenho proposta por Chomsky nos anos 60. Chomsky acreditava que os estudos sobre língua, bem como os conceitos de competência e desempenho a ela relacionados, não consideravam um falante envolvido em contextos reais de uso, mas um falante ideal, não influenciado por fatores socioculturais. Ao criticar tais posicionamentos, Hymes criou um conceito complexo e abarcador, o de CC, termo que descreve a competência como algo que abrange muito mais que o mero conhecimento de regras gramaticais e sua aplicação de maneira descontextualizada. Hymes considera o contexto social e a interação entre os comunicantes como fato essencial para o desenvolvimento da competência comunicativa do falante, definindo-a como “o aspecto de nossa competência de uso de uma língua que nos possibilita transmitir e interpretar mensagens e de negociar significados interpessoalmente dentro de contextos específicos”.

De outro lado, a competência comunicativa é a capacidade do usuário da língua de produzir e compreender textos adequados à produção de efeitos de sentido desejados em situações específicas e concretas de interação comunicativa. Portanto, é a capacidade de utilizar os enunciados da língua em situações concretas de comunicação.

Propõe-se que o objetivo prioritário do ensino de língua seja desenvolver a competência comunicativa, levando o aluno (enquanto usuário da língua) a incrementar de modo progressivo sua capacidade de escolher e combinar adequadamente cada vez um maior número de recursos linguísticos para dizer o que quer, ou seja, para produzir determinado efeito de sentido por meio de seus textos e, ao mesmo tempo, adequar o ato verbal às situações de comunicação, o que tem a ver diretamente com a competência discursiva.

Didactica da lingua segunda

As metodologias de ensino de uma L2 devem proporcionar a aquisição e o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos aprendentes não falantes da língua-alvo. Assim, o professor deve ter em conta os seguintes princípios:

  • O aluno tem uma tendência natural para se comunicar em qualquer língua;
  • O aluno aprende a comunicar comunicando-se;
  • O primeiro modo de comunicação linguística é através da oralidade e só depois vem a escrita;
  • O aluno deve compreender primeiro o que os outros dizem e depois falar;
  • O aluno deve compreender o que lê e depois escrever;
  • O aluno aprende melhor uma língua quando é encorajado a tomar a iniciativa para comunicar;
  • O aluno aprende melhor uma língua quando comunica em diferentes situações e aborda diferentes temas;
  • O aluno deve estar informado, desde o início, sobre os objectivos da aprendizagem da língua portuguesa.

Condições que favorecem a aprendizagem de uma língua segunda

O Manual de Oralidade de Língua Portuguesa – Educação Bilingue, da Associação Progresso 2011, e o Programa de Educação Bilingue para o 1.° Ciclo do Ensino Básico da 1.ª e 2.ª classes, citando Krashen, descrevem as condições ou “as 7 coisas mágicas” para uma boa aula de língua segunda, nomeadamente:

a)Meio ambiente sem preocupação ou ansiedade – o aluno aprende bem quando não está preocupado e m cometer erros, que são normais quando se aprende uma língua. O professor deverá estimular a participação dos alunos e tal só pode ser conseguido se eles não forem inibidos.

b) Informação compreensível – o aluno aprende a falar a língua, se tiver informação na L2 que tenha significado segundo o contexto, como imagens, acções, etc.

c) Enfoque na comunicação – as actividades de comunicação, em que o aluno deve falar para resolver um problema ou atingir um objectivo, estimulam a aprendizagem.

d) Língua contextualizada – os aprendentes devem dominar o vocabulário de que precisam para comunicar em diferentes contextos de comunicação, devendo estes ser familiares e ricos para permitir ao “aprendente” relacionar o que se diz na L2 e o mundo circundante.

e) Aceitação de erros – na fase inicial da aprendizagem, se os erros não prejudicam a comunicação, não se devem corrigir constantemente. O aluno deve sentir-se livre para falar e praticar; vai auto-corrigir-se, na devida altura, com o apoio do professor.

f) Respeito pelas etapas de aquisição da língua – em classes iniciais, o aluno vai aprender a falar, pouco a pouco, vai poder expressar-se melhor, e o professor deve desafiar o aluno neste processo. As etapas são progressivas. Se os alunos não estiverem preparados para passar para a etapa seguinte, não vale a pena sair da etapa em que estiverem.

g) Professor facilitador – o trabalho do professor é de criar actividades que providenciem oportunidades para os alunos praticarem o que estão a aprender.

Referêrencias Bibliográficas

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de.   Dimensões comunicativas no ensino de línguas.   Campinas, SP: Pontes, 1993.

BROWN, H. D.    Teaching by principles: na interactive approach to language pedagogy.  New Jersey: San Francisco State Univesrsity, 1994.

ELLIS, R.   SLA Research and language teaching.   New York: Oxford University Press, 1997.

GERALDI, J. W.   Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação.   Campinas, SP: Mercado de Letras – ALB, 1996.

NUNAN, D.   Designing tasks for the communicative classroom. 1st ed.  Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

PERERA, K.   Language acquisition and writing. In: FLETCHER, P. e GARMAN, M. (eds.)   Language acquisition: studies in first language development.   2nd ed.  Cambridge: University Press, 1986.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993.

FRANCO, M. M. S. O conceito de competência comunicativa em retrospectiva e perspectiva. Revista Desempenho, v. 10, n. 1, jun. 2009.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Pedagogia

Classificação dos Métodos de Ensino segundo Libâneo

Março 27, 2021
Pedagogia

Aula ideal e do professor ideal

Fevereiro 26, 2021
Pedagogia

A formação de Motivos e Atitudes de Aprendizagem

Fevereiro 20, 2021
Pedagogia

Formação da consciência Histórica dos Alunos e Professores

Fevereiro 16, 2021
Next Post

Tipos e formas de frase (Principais tipos de frases)

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR