Conteúdos
- 0.1 Evolução do computador
- 0.2 Gerações de Computadores
- 0.3 Computadores de primeira geração
- 0.4 Alguns dos computadores populares de primeira geração são;
- 0.5 Computadores de segunda geração
- 0.6 Alguns dos computadores populares de segunda geração são;
- 0.7 Computadores de terceira geração
- 0.8 Alguns dos computadores populares de terceira geração são;
- 1 Computadores de quarta geração
- 2 Computadores de quinta geração
Evolução do computador
Um computador é um dispositivo electrónico que serve para armazenar assim como manipular informações ou dados. Ele tem a capacidade de armazenar, recuperar e processar dados.
Gerações de Computadores
Uma geração de computadores refere-se às melhorias específicas na tecnologia da computação com o tempo. Em 1946, vias electrónicas chamadas de circuitos foram desenvolvidas para realizar a contagem. Ele substituiu as engrenagens e outras peças mecânicas usadas para contagem em máquinas de computação anteriores.
Em cada nova geração, os circuitos tornaram-se menores e mais avançados do que os circuitos da geração anterior. A miniaturização ajudou a aumentar a velocidade, memória e potência dos computadores. Existem cinco gerações de computadores que são descritas abaixo;
Computadores de primeira geração
Os computadores da primeira geração (1946-1959) eram lentos, enormes e caros. Nesses computadores, tubos de vácuo eram usados como componentes básicos da CPU e da memória. Esses computadores dependiam principalmente de sistema operacional em lote e cartões perfurados. A fita magnética e a fita de papel foram usadas como dispositivos de entrada e saída nesta geração;
Alguns dos computadores populares de primeira geração são;
- ENIAC;
- EDVAC;
- UNIVACI;
- IBM-701;
- IBM-650.
Computadores de segunda geração
A segunda geração (1959-1965) foi a era dos computadores com transistores. Esses computadores usavam transistores baratos, compactos e que consumiam menos energia; tornou os transistores mais rápidos do que os computadores da primeira geração.
Nesta geração, núcleos magnéticos eram usados como memória primária e discos e fitas magnéticos eram usados como armazenamento secundário. Linguagem assembly e linguagens de programação como COBOL e FORTRAN e sistemas operacionais de multiprogramação e processamento em lote foram usados nesses computadores.
Alguns dos computadores populares de segunda geração são;
- IBM 1620
- IBM 7094
- CDC 1604
- CDC 3600
- UNIVAC 1108
Computadores de terceira geração
Os computadores de terceira geração usavam circuitos integrados (ICs) em vez de transistores. Um único IC pode embalar um grande número de transistores, o que aumentou a potência de um computador e reduziu o custo. Os computadores também se tornaram mais confiáveis, eficientes e menores em tamanho. Esses computadores de geração usavam processamento remoto, compartilhamento de tempo e multiprogramação como sistema operacional. Além disso, as linguagens de programação de alto nível como FORTRON-II TO IV, COBOL, PASCAL PL / 1, ALGOL-68 foram usadas nesta geração.
Alguns dos computadores populares de terceira geração são;
- IBM-360 séries;
- Honeywell-6000 series;
- IBM-370/168;
- TDC-316.
Computadores de quarta geração
Os computadores da quarta geração (1971-1980) usavam circuitos integrados de muito grande escala (VLSI); um chip contendo milhões de transistores e outros elementos de circuito. Esses chips tornaram os computadores desta geração mais compactos, poderosos, rápidos e acessíveis. Esses computadores de geração usavam tempo real, compartilhamento de tempo e sistema operacional distribuído. As linguagens de programação como C, C ++, DBASE também foram utilizadas nesta geração.
Alguns dos computadores populares de quarta geração são;
- STAR 1000;
- PDP 11;
- CRAY-1 (supercomputador);
- CRAY-X-MP (supercomputador).
Computadores de quinta geração
Nos computadores de quinta geração (até 1980), a tecnologia VLSI foi substituída por ULSI (Ultra Large Scale Integration). Tornou possível a produção de chips microprocessados com dez milhões de componentes electrónicos. Os computadores desta geração usavam hardware de processamento paralelo e software de IA (Inteligência Artificial). As linguagens de programação utilizadas nesta geração foram C, C ++, Java, .Net, etc.
Alguns dos computadores populares de quinta geração são;
- Computador portátil;
- UltraBook.
Referencias Bibliográficas
GUEDES DE OLIVEIRA, L.A.H., Kissinger, K.F., Rocha, T,G. Introdução a Informático histórico de evolução. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação, 2004.