Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Contabilidade

Posicionamento de mercado

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Março 23, 2022
in Contabilidade
0 0
0
Posicionamento de mercado

Conteúdos

INTRODUÇÃO

Por exigências dos consumidores e pelo aumento da concorrência, as empresas buscam vantagens competitivas através de estratégias, buscando o melhor posicionamento no mercado.

O ambiente empresarial sofreu algumas mudanças nos últimos anos e passou a exigir mais das empresas. Em um mundo cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas tenham boas estratégias para atuar no mercado, em função do aumento da concorrência e das grandes exigências por parte dos consumidores, que buscam além da qualidade nos produtos maior satisfação. Para atingir estes objetivos, as empresas precisam estar em constante revisão de seus processos para a formulação de estratégias competitivas. Para Alday (2002, p.17)

 “Os objetivos representam os fins que a empresa está tentando alcançar, enquanto a estratégia é meio para alcançar esses fins.” A estratégia segundo Porter (1986 apud OLIVEIRA, 2004) pode gerar uma vantagem competitiva, pelo bom posicionamento da empresa em um setor na qual se insere.  As empresas se diferenciam umas das outras por meio de suas estratégias, que têm como objetivo o melhor posicionamento no mercado em que atuam. Ries, Trout (2002, p.2) definem como o “posicionamento é aquilo que você provoca na mente do cliente potencial. Em outras palavras, você posiciona o produto na mente do cliente potencial”. As empresas precisam conhecer seu mercado-alvo, levando em conta o perfil de seus consumidores para atingir seus objetivos.

De acordo com Dimingo (1988, p.35 apud NIÑO; GOUVÊA, 2003, p.65)

  • “Saber o que o mercado quer e necessita,
  • Identificar forças e fraquezas da própria empresa e dos competidores e
  • Desenvolver habilidades para alcançar o que o mercado demanda melhor do que o fazem as empresas competidoras”.

As empresas estao sempre em constante luta pelo melhor posicionamento de mercado e para Toledo Hemzo (1991) o posicionamento nao e apenas o ponto de vista dos 10 consumidores sobre uma empresa ou produto mas, como ele consegue se diferenciar entre os concorrentes, na qual escolhem aquele que é percebido como o de maior valor.

  • Niño, Gouvêa (2003, p.65) “o processo de posicionamento de mercado inicia-se com a identificação e a seleção de um mercado ou segmento deste, que represente um potencial de negócio, no qual possam ser identificados os competidores […]”.

Antoni, Medeiros, Meurer (2013) o posicionamento

  • É a definição do público-alvo, da análise dos concorrentes e da capacidade de encontrar um diferencial que sustente e seja perceptível.

Para Cavalcanti, Ferreira, Araujo (2012)

  • Um plano de ação é necessário para definir sua posição no mercado.
  • Um bom planejamento propicia melhores condições para enfrentar o mercado.
  • Ao definir o posicionamento, a empresa decide que lugar ela pretende ocupar,
  • O que irá vender, para quem e como evitará a concorrência.
  • É muito importante o posicionamento, para estar preparado para todas as mudanças ocorridas e que possam prejudicar a empresa na posição em que atua.

Dalcol, Siluk (2012) relata que a importância do posicionamento está na

  • Possibilidade de estimular e contribuir os consumidores para que eles saibam diferenciar a organização dos concorrentes e escolham aquela que possui mais valor.
  • O posicionamento se dá quando é oferecido um diferencial ao público-alvo.

Oliveira, Campomar, Luis (2008, p. 69) conceituam“Posicionamento é a definição de uma proposta de valor que interesse à empresa que seja significativa a um público-alvo e que, na percepção dele, seja distintiva e mais atrativa em relação às propostas elaboradas pela concorrência”.

Para que se obtenha o posicionamento pretendido, a empresa precisa trabalhar

  • A sua estrutura no mercado em que atua, as exigências dos seus consumidores,
  • Toda regulamentação do setor de atividade e as capacidades da empresa (OLIVEIRA, CAMPOMAR, LUIS, 2008).

Estudos de Toledo, Hemzo (1991) explicam que o processo de posicionamento de mercado envolve o conhecimento do que os consumidores querem e necessitam, identificação das forças e fraquezas da empresa e de seus concorrentes e buscar estratégias para atender o mercado melhor que os concorrentes e assim obter o sucesso competitivo.

Já os estudos de Niño, Gouvêa (2003) relatam que o posicionamento estratégico desenvolveu-se como uma resposta e instrumento de apoio para as decisões estratégicas, buscando identificar segmentos e busca de oportunidades de mercado por meio da diferenciação da sua oferta.

Para Aaker, Shansby (1982, p.57-58 apud OLIVEIRA, CAMPOMAR, LUIS, 2008, p.73) há seis estratégias para se posicionar um produto:

Por atributo: ocorre quando se posiciona um produto com base em uma ou mais características ou benefícios oferecidos;

 Por preço ou qualidade: associa-se o produto a um determinado nível de preço, qualidade ou valor, como, por exemplo, alta qualidade e preço alto;

 Por uso ou aplicação: associa-se o produto como sendo o melhor ou mais adequado para uma determinada finalidade;

 Por usuário ou classe de usuários: associa-se o produto a um grupo especifico de usuários, como, por exemplo, para atletas;

 Pela classe de produtos: associa-se o produto a uma determinada categoria, o que é comum em casos complexos para se apresentar o produto;

 Pela concorrência: realizam-se comparações entre o produto da empresa e os produtos similares dos concorrentes.

Assim sendo, “posicionar envolve definir proposta de valor que a marca e seus produtos entregarão aos consumidores” (SALVADOR, 2014, p.47).

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO RUMO AO POSICIONAMENTO DE MERCADO

De acordo com Baker (2005), devido ao aumento no nível de utilização dos recursos tecnológicos na produção, algumas empresas utilizando mais recursos que outros, transformou o mercado com produtos de mesma finalidade das mais variadas características tornando os mercados heterogêneos. Baseado nessa mudança de cenário faz-se necessário a utilização da segmentação de mercados durante as ofertas de produtos e serviços de forma a diferenciar os consumidores baseados em algumas características pré-estabelecidas pelas empresas.

Churchill e Peter (2000); Weinstein (1995) definem o processo de segmentação como uma importante ferramenta do planejamento de marketing que consiste na divisão do mercado alvo em grupos de compradores que possuem as mesmas características, necessidades, desejos e comportamento de compra parecidos.

De acordo com Weinstein (1995), objetivo da segmentação é fazer uma análise do mercado com o propósito de encontrar um espaço que ainda não esteja sendo atendido e também à busca de oportunidades ainda não observadas pela concorrência. Relata ainda que as organizações podem decidir entre segmentar o mercado, tratando cada grupo de consumidores de uma forma mais personalizada, ou ainda, usar a estratégia de não diferenciação, ou seja, não segmentar e tratar o mercado todo como consumidores potenciais.

Enfatiza Lamb, Hair, McDaniel (2004) que a importância da segmentação de mercado está no auxilio que a segmentação traz para os profissionais de marketing no momento da identificação das necessidades e desejos dos consumidores bem como no auxilio que essa ferramenta apresenta no momento das adequações que deverão ser realizadas no composto de marketing para atendimento de cada segmento de clientes.

Baker (2005) relata que a empresa deve utilizar essa ferramenta de forma moderada e com cuidado, pois quando o mercado é segmentado em excesso a empresa pode ser prejudicada, pois seu mercado estará dividido em pequenos setores muitas vezes setores esses que não são capazes de gerar os lucros estimados pela organização, tornando a segmentação totalmente inviável.

Bases tradicionais para a segmentação de mercado

 Não existe apenas uma maneira de segmentar, afirma Kotler e Armstrong (2003) que a empresa pode utilizar diferentes variáveis de segmentação, essas variáveis podem ser utilizadas de forma isolada ou combinada objetivando encontrar a melhor maneira de segmentação possível. Nesse mesmo conceito, afirma Lamb, Hair, McDaniel (2004) que quanto maior a quantidade de variáveis utilizadas na segmentação de mercado, menor será o tamanho dos segmentos tornando asegmentação mais precisa do que a segmentação baseada em uma única variável.

Dessa forma os profissionais de marketing costumam utilizar as variáveis:

  • Geografia
  • Demografia
  • Psicografia,
  • Comportamento de compra entre outras variáveis definidas de acordo com a necessidade de cada mercado.

De acordo com Kotler e Armstrong (2003) a segmentação de mercado baseada nas variáveis geográficas tem como finalidade separar o mercado consumidor de acordo com os critérios regionais como países, cidades, bairros, ruas, estados ou até mesmo pelo porte da região na qual se deseja segmentar.

Afirma ainda Las Casas (2006) que a segmentação geográfica é uma das bases mais utilizadas pelas empresas em virtude da sua importância, já que as regiões podem apresentar diferenças culturais, climáticas, alimentícias e religiosas, dessa forma não se pode ofertar roupas quentes em uma região cuja temperatura é alta durante todo o ano, o mesmo ocorre na oferta de produtos enlatados para uma determinada região cuja população consome apenas produtos naturais, a

segmentação nessas codições torna-se inviável.

Descreve Weinstein (1995), que a segmentação demográfica e socioeconômica é aquela que se preocupa com dados estatísticos do mercado alvo utilizando como variáveis para segmentação dados como população como, renda, classe social, sexo, estado civil, ciclo de vida familiar, tamanho das residências, raça, religião, educação, ocupação entre outras variáveis que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada ramo de negócio.

Afirma Lamb, Hair, McDaniel (2004) que a segmentação psicográfica é aquela que divide o mercado em grupos baseado nos fatores emocionais e culturais dos compradores, incluindo diferentes tipos de personalidade, estilos de vida, desejos e motivações dos consumidores. Weinstein (1995) afirma ainda que esse tipo de segmentação tem sido utilizado pelas empresas com maior frequência pois oferecem informações e oportunidades de relevância, como maior compreensão do mercado alvo.

No que diz respeito à segmentação baseada nos comportamentos dos clientes, afirma Kotler (2003, p.181) que esse tipo de seguimento “divide os compradores com base no conhecimento em relação a determinado produto, nas atitudes direcionadas a ele, no uso que se faz desse produto e nas respostas.”

Finalmente Weinstein (1995) relata que muitas das variáveis de segmentação de mercado estão relacionadas ao comportamento do consumidor, às suas decisões no processo de compra que são afetadas for fatores como motivações, necessidades, hábitos de compra, fatores demográficos, psicográficos, idade, sexo e renda. Hooley; Saunders e Piercy (2005) expõem que a definição dos

itens base para a segmentação de mercado é um ponto muito importante para se obter uma visão clara do mercado, e que a utilização de bases de segmentação diferente das tradicionais pode ajudar a empresa a encontrar oportunidades no mercado que ainda não exploradas.

Estratégias de segmentação de mercado

De acordo com Las Casas (2006) depois que o público alvo é segmentado, é necessário que a empresa faça uma análise para identificar quais segmentos de mercado merecem maior concentração de esforços para que sejam obtidos maiores retornos, esse processo pode ser chamado de seleção do mercadoalvo.

Para Hooley; Saunders e Piercy (2005, p.224) “um mercado alvo é um grupo de pessoas ou empresas para as quais uma empresa projeta, implementa e mantém um composto de marketing com a finalidade de atender às necessidades desse grupo, resultando em trocas mutuamente satisfatórias.” Os autores afirmam ainda que as empresas costumam usar três tipos de estratégias para escolher os mecados-alvo, são elas: diferenciação, não-diferenciação e a concentração.

a) Estratégia de diferenciação

No que diz respeito à estratégia de marketing diferenciado, Kotler e Armstrong (2003) defendem que essa estratégia é utilizada quando a empresa apresenta uma oferta especializada para cada segmento de mercado, dessa forma os produtos são diferenciados para atender as necessidades do público-alvo objetivando aumento nas vendas entre os segmentos selecionados. Dessa forma,

uma vez que mais produtos são desenvolvidos os custos com o composto de marketing aumentam, tendo em vista que serão produtos diferentes conforme a necessidade de cada segmento, portanto a empresa deve ponderar essa estratégia com os resultados que ela deixará para a empresa no momento de optá-la.

b) Estratégia de não-diferenciação ou de massa

Quando se trata de estratégia de marketing não diferenciado ou marketing de massa como também é chamado, Hooley; Saunders e Piercy (2005) defendem que essa estratégia é adotada por empresas que entendem que seu mercado alvo

possui as mesmas necessidades e desejos, não havendo necessidade da criação de novos produtos e serviços, é o caso dos commodities. No que diz respeito a custos, essa estratégia tem menores custos comparado com as demais estratégias já que ocomposto de marketing será idêntico a todo o público-alvo. Essa estratégia pode apresentar dificuldades para as empresa, pois, estas ficam mais vulneráveis às reações da concorrência, por isso antes de ser adotada necessita de profunda

análise.

c) Estratégia de concentração

Finalmente a estratégia de marketing concentrado de acordo com Kotler e Armstrong (2003); Hooley; Saunders e Piercy (2005) é adotada quando a empresa seleciona um determinado segmento de mercado ou nicho de mercado para trabalhar com todos os esforços possíveis, geralmente é uma estratégia adotada por pequenas empresas que desejam ganhar espaço no mercado. Nesse caso os custos são reduzidos, já que o composto de marketing é o mesmo para o nicho tendo em vista que as necessidades são as mesmas. A dificuldade nessa estratégia é quando o segmento de mercado não corresponde aos objetivos estabelecidos pela empresa, nesse caso, a empresa pode ter grandes problemas, por isso empreendedores preferem diversificar atuando em mais de um segmento de mercado.

POSICIONAMENTO DE MERCADO

De acordo com Kotler e Armstrong (2003) depois de decidir quais segmentos de mercado merecem maior concentração de esforços, a empresa deverá fazer uma análise a respeito do posicionamento de mercado que irá ocupar.

Dessa forma, afirma Lamb, Hair, McDaniel (2004, p.228) que “posição é o lugar que um produto, uma marca ou um grupo de produtos ocupa na mente dos consumidores, com relação às ofertas dos concorrentes”.

Relata Hooley, Saunders e Piercy (2005) que a empresa deve criar estratégias para criar vantagem competitiva no mercado no qual está inserida, pois a criação de vantagem competitiva proporciona à marca um melhor posicionamento de mercado. Conforme Porter (1989) dependendo do posicionamento que a empresa deseja alcançar, apresentam-se três estratégias genéricas de vantagem competitiva que a empresa pode abordar: a liderança em custo, a diferenciação e o enfoque.

Adaptado de Porter (1986, p.53)

a) Liderança no custo

De acordo com Porter (1989) a liderança em custos tem como meta baixar o custo do produto para obter um mercado alvo maior, essa estratégia é voltada para todos os segmentos e visa que a empresa seja a empresa líder em custos do mercado no qual está inserida, dessa forma a opção para baixar os custos do produto é a busca de matérias primas de baixo custo, do aperfeiçoamento da produção entre outros fatores.

b) Diferenciação

Afirma Hooley, Saunders e Piercy (2005) que a empresa que opta pela estratégia genérica de diferenciação está desejando aumentar o valor do produto oferecido ao mercado alvo. Neste mesmo contexto, afirma Porter (1989) que nessa estratégia a empresa tem como objetivo ser a única do seu ramo e para que isso ocorra, ela faz uma pesquisa com seus clientes mais importantes e verifica quaiscaracterísticas de produtos são mais valorizadas, ela seleciona essas características e atributos e cria seu posicionamento para satisfazer as necessidades dos clientes.

Afirma Hooley, Saunders e Piercy (2005) que as formas de diferenciação variam de empresa para empresa, geralmente as formas de diferenciação mais comuns são a diferenciação no próprio produto, embalagem, na assistência técnica, na qualidade dos serviços prestados, na forma de distribuição e divulgação da empresa e dos seus produtos, diferenciação no preço entre outros fatores que as empresas podem estar desenvolvendo para obter a diferenciação desejada.

c) Enfoque

Conforme Porter (1989, p. 13) “esta estratégia é bem diferente das outras porque está baseada na escolha de um ambiente competitivo estreito”. Porter (1986) relata que nessa estratégia o objetivo é atingir o público selecionado pela empresa, ou seja, apenas um segmento desejado, acredita-se que se a empresa focar em um só segmento atenderá melhor a esse público do que a concorrência obtendo então a diferenciação desejada devido ao bom atendimento, aí então se a empresa desejar, ela poderá baixar seus custos.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. ALDAY, Conteras E. Hernan. Estratégias empresariais 2002.
  2. MEURER, Aline Mara. Posicionamento estratégio de mercado: Definição de uma proposta de valor para uma marca de produtos de limpeza 2013.
  3. BARTZ et. al. Margem de contribuição como instrumento de gestão: Aplicação em uma indústria de extração de beneficiamento de minérios 2012.
  4. BORGES, Alex Fernando; JÚNIOR, Sidney Pimenta Alvim; MESQUITA, Daniel Leite; 5. 5. 5. ENOQUE, Alessandro Gomes. Comportamento estratégico e posicionamento de mercado: Estudo de caso em uma organização do setor sucroenergético a partir das tipologias de miles e snow 2013.
  5. CARARETO, Edson Soares; JAYME, Geancarlo; TAVARES, Maristela P. Zanella; VALE, Vildomar Pereira do. Gestão estratégica de custos: custos na tomada de decisão 2006. >.
  6. CAVALCANTI, Maria Aparecida do Nascimento; FERREIRA, Helem Mara Confessor; ARAUJO, Aneide Oliveira. Análise do posicionamento estratégico para implementação da gestão estratégica de custos: um estudo de caso em uma empresa do setor de beneficiamento de aço inoxidável 2012. 8. DALCOL, Charlene; SILUK, Julio. Gestão estratégica de marketing e o posicionamento competitivo: o caso da cacau SHOW 2012. 9. DIAS, Carlos Dyefferson; MEDEIROS, Renato; NASCIMENTO, Marcelo; LIMA, Marcud Vinícius Andrade de. Análise de custo-volume-lucro: um estudo de caso na empresa burguer lanches me 2013.
  7. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  8. GOLLO, Silvana Saionara. O sistema de gestão de custos como suporte à formulação e alinhamento das estratégias organizacionais 2002. 12. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12.ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
  9. MARION, José Carlos; DIAS, Reinaldo; TRALDI, Maria Cristina. Monografia para os cursos de Administração, Contabilidade e Economia. São Paulo: Atlas, 2002.
  10. NINÕ,Fanny Mori ;GOUVÊA, Maria Aparecida. O processo de posicionamento estratégico nas empresas de serviços turísticos: um estudo de caso em agências de viagens da cidade de São Paulo 2003. 15. OLIVEIRA, Braulio; CAMPOMAR, Marcos Cortez e LUIS, Carolina. Posicionamento Estratégico em Turismo: o caso Sabre Brasil 2008.
  11. OLIVEIRA, Letícia de. A estratégia organizacional na competitividade: um estudo teórico 2004.
  12. PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência; tradução de Elizabeth Maria de Pinho Braga; revisão técnica Jorge A. Garcia Gomez – 7ª ed. – Rio de Janeiro: Campus, 1986.
  13. RIES, Al e TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.
  14. SALVADOR, Alexandre Borba. Segmentação e posicionamento: o coração do plano de marketing 2014.
  15. SANTOS, Luciano Aparecido dos; MARION, José Carlos; KETTLE, Waggnoor Macieira. Gestão estratégica de custos: um enfoque gerencial utilizando análise CVL na produção de leite da fazenda UNASP EC 2014.
  16. SILVA, E. L; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Ed 4. Ed. Ver. Atual – Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, Raimundo Nonato Souza; LINS, Luiz dos Santos. Gestão de Custos: Contabilidade, Controle e Analise. São Paulo: Atlas, 2010.

  1. SILVA, Realdo de Oliveira. A análise de custo/volume/lucro como ferramenta gerencial para tomada de decisão: um estudo de caso em uma indústria química do sul de santa catarina 2010.
  2. SILVA, Ronney Márcio Faial; SILVA, Gisleide Lima da; PEREIRA, Maria do Rosário Alves;OLIVEIRA,Cyntia de Meireles de; SILVA, Daniel Ferreira: Análise das estratégias de posicionamento e diferenciação dos produtos no mercado a partir do caso da empresa Bertin alimentos 2008.
  3. TOLEDO, G. L. e HEMZO, M. A. O processo de posicionamento e o marketing estratégico 1991. In:Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Grauação em Administração -ENANPAD, XV, Belo Horizonte, Anais. Belo Horizonte: ANPAD.
  4. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
  5. WERNKE, Rodney. Gestão de Custos: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2001.
  6. ________________. Gestão de custos no comércio varejista. Curitiba: Juruá, 2011.
  7. ZAMBERLAN, Luciano (org). Pesquisa em Ciências Sociais Ap
ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Contabilidade

Definição, objeto, objetivos e finalidade da contabilidade

Março 28, 2021
Contabilidade

Usuários ou utentes da informação contabilística em Moçambique

Março 28, 2021
Contabilidade

Divisão da contabilidade

Março 28, 2021
Contabilidade

Diferença da Contabilidade Financeira e Contabilidade de Gestão

Março 28, 2021
Next Post
Síndrome de Down: causas, características dos portadores e cura

Necessidades educativas especiais do tipo síndrome de Down

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR