Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Uncategorized

Regimes ditatoriais na Europa

Fascismo na Itália, Autoritarismo, Nazismo na Alemanha e corporativismo em Portugal

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Maio 6, 2022
in Uncategorized
0 0
0
Regimes ditatoriais na Europa

1.Os regimes ditatoriais:

Nas décadas de 20 e 30 do séc. XX, a vida política da Europa ficou caracterizada por um considerável avanço dos radicalismos da Direita que puseram em risco a sobrevivência das velhas democracias parlamentares. A ideologia fascista foi a que mais dominou a arena

política europeia, tendo inspirado os regimes antidemocráticos e totalitários que se estabeleceram na Itália, na Alemanha, na Península Ibérica, assim como na América Latina.

Este período foi caracterizado pelo antiparlamentarismo, nacionalismo agressivo e pela defesa de soluções violentas e ditatoriais para os problemas colocados pela crise (1929-1933).

Conteúdos

1.1.O Fascismo na Itália

1.1.1.Fascismo:

– Trata-se de uma doutrina política totalitária, desenvolvida por Benedito Mussolini na Itália a partir de 1919. Delega no Estado toda a autoridade exercida sobre os indivíduos, estando o poder centrado no líder. A participação da Itália na IGM trouxe graves dificuldades económicas e sociais, como o desemprego, agitação social e a inflação.

Os dois maiores partidos, o Partido Socialista e o Partido Popular (Católico), alternavam o poder e cada um deles tentava derrubar a governação do adversário, recusando-se a apoiar um governo chefiado por um membro do outro, o que criava uma instabilidade política constante e aumentando o descontentamento. Com esta instabilidade e agitação social, Benedito Mussolini fundou o Partido Nacional Fascista em 1921.

Aproveitando o clima de agitação social, os fascistas organizaram campanhas de intimidação e violência, atacando sedes de partidos e de sindicatos e perseguindo ou assassinando sindicalistas, socialistas, comunistas e democratas.

Em 1922 Mussolini organiza com os seus partidários uma “marcha sobre Roma” em que tomaram parte 50 mil camisas negras (milícias armadas fascistas) o que significou um autêntico golpe de Estado.

Perante a sua força de vontade, Mussolini foi convidado pelo rei Victor Manuel III a formar governo com receio de uma guerra civil. Nas eleições de 1924 Mussolini obteve a maioria de assentos no parlamento o que lhe permitiu governar de forma autoritária. Desta feita, Mussolini tornou-se Senhor da Itália, II Duce (comandante, militar ditador absoluto de toda a Itália). No pensamento do Duce (Benedito Mussolini) o poder do Estado era indiscutível e inquestionável, exigindo total obediência e devoção. O seu slogan era: “Tudo no estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.

1.1.2.Princípios do fascismo:

O fascismo defendia os seguintes princípios:

1.1.2.1.Autoritarismo:

– Não há nenhum efectivo sobre o governo que seja exercido por um organismo de representação popular;

1.1.2.2.Totalitarismo ou primazia do Estado:

– O Estado controla, em absoluto, a vida política, económica, social e cultural. “Tudo no estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”.

1.1.2.3.Nacionalismo:

– Defesa dos valores nacionais que sustentam as diferenças entre povos e nações, em alguns casos, conduz a atitudes de desrespeito, agressividade e violência de uma nação em relação a outra.

1.1.2.4.Imperialismo:

– Tendência para a dominação política e económica de nações mais fracas.

1.1.2.5.Militarismo:

– Exercício do poder assente na força militar – camisas negras.

1.1.2.6.Culto de personalidade:

– Sobrevivência ao detentor do poder. O líder é representado como

infalível e detentor do poder.

1.1.2.7.Corporativismo:

– Forma de governação auto democrática e anticomunista que agrupando patrões e operários, tinha por objectivo resolver conflitos e tensões sociais.

1.1.2.8.Ideologia oficial:

– Assente numa forte propaganda dirigida a favor do Estado. Não há

liberdade de expressão. O fascismo caracterizou-se pela rejeição do parlamentarismo e do sistema multipartidário acusando-o de gerar divisões e enfraquecer a unidade nacional; rejeita o socialismo e comunismo considerando-os como destruidores de valores tradicionais; a todos cidadãos se exigia a sujeição “crer, obedecer e combater.”

1.2.O Nazismo na Alemanha

1.2.1.Nazismo:

– Trata-se de um regime político criado por Hitler que recusava a democracia por considerar uma força desestabilizadora. Foi um regime totalitário, em muitos aspectos semelhante ao fascismo italiano. Quando foi fundado o Partido nazi e quem foi o seu fundador? Acompanhe atentamente!

O repúdio pelas imposições do Tratado de Versalhes, a desorganização económica e a instabilidade política criaram o movimento de exaltação nacionalista em toda a Alemanha.

Neste clima de descontentamento surge na cena política alemã, o Partido Nacional Socialista (ou partido Nazi), fundado em 1919 e liderado por Adolfo Hitler. Após uma tentativa falhada de golpe de Estado, em 1923, Hitler foi preso e na prisão escreveu o livro

Mein Kampf (A Minha Luta) e expôs o seu programa político.

Em 1925 foi eleito presidente Marechal Paul Hindenbur que tomou séries medidas para a recuperação económica do país e foi apoiado pelos investimentos do EUA. As medidas de Handenburg conduziram a Alemanha ao segundo lugar na produção industrial mundial,

apesar dos compromissos de Versalhes que absorviam quase a totalidade da produção nacional.

A crise económica de 1929, afectou de forma drástica devido à retirada dos capitais americanos e a dominação das exportações o que provocou a falência dos bancos, ruína das indústrias, desemprego, miséria e fome. As forças dominantes do país (agrários, industriais e o exército) aspiravam um governo forte que estabeleça a ordem e recupere a economia.

Graças aos votos das eleições de 1932, o partido Nazi obtém do Reichstag (Parlamento) plenos poderes para governar. Em Janeiro de 1933 o presidente da República, Handenburg nomeia Adolfo Hitler como Chanceler. Com a morte de Handenburg em 1934, Hitler passou a acumular os cargos de Chanceler e de presidente da República, tornando-se chefe único do poder – Fuhrer

Chegado ao poder Hitler pôs fim à República de Weimar e instaurou a ditadura nazi. Assim, o Fuhrer (chefe) estabelece na Alemanha uma ditadura total. O terror do nazismo instalou-se por toda a parte atingindo especialmente os judeus por motivo de racismo. Hitler assume-se como guia supremo do Estado e o seu slogan era “Um povo, um império e um chefe”.

1.2.2.Princípios do Nazismo

1.2.2.1.Racismo:

 – Defende a superioridade da raça ariana, de que os alemães seriam os povos mais perfeitos e representantes.

1.2.2.2.Nacionalismo:

– Defende a união de todos os territórios de língua alemã num só Estado – a grande Alemanha.

1.2.2.3.Totalitarismo:

– Defende a subordinação do indivíduo ao Estado e à vontade do chefe, opondo-se à democracia e parlamentarismo.

1.2.2.4.Imperialismo:

– Necessidade de um espaço vital para a expansão do povo alemão

1.2.2.5.Corporativismo:

– Defende a associação de patrões e operários em organismos de interesse comum controlados pelo Estado.

Em termos sócio – económicos, Hitler empreende a construção da economia alemã, adoptando duas medidas:

a) O dirigismo estatal:

– Através do lançamento de grandes obras públicas, reduz o desemprego e estimula a produção;

b)A economia de guerra:

 – Isto é conversão da parte da indústria para fins militares; Assim, a economia alemã é posta ao serviço dos objectivos militares;

– A construção do terceiro Reich (império) que em 1939 desencadeia a II Guerra Mundial.

1.3.O corporativismo em Portugal

1.3.1.Corporativismo:

 Sistema político e económico que se baseia no agrupamento de classes produtoras em corporações ou instituições profissionais, sob a fiscalização do Estado. Os anos a seguir à IGM, em Portugal foram de grande agitação política e económica. Além das dificuldades económicas que Portugal enfrentava, viveu também vários anos de instabilidade política.

Em 1926, a insatisfação com a situação do país era generalizada e no dia 28 de Maio, o general Gomes da Costa liderou um golpe militar que derrubou o governo. Foi instaurada uma ditadura militar, na qual as liberdades políticas foram limitadas e foi criada a censura, sendo o governo nomeado pelos militares. Os golpistas tinham como objectivo corrigir a situação económica e financeira do país.

Assim, em 1928 foi nomeado António de Oliveira Salazar para o Ministro das finanças. Este pôs em prática uma rígida política económica, com cortes brutais na defesa do Estado, conseguindo assim estabilizar as finanças portuguesas e obter um grande prestígio em todo o país, chegando a ser chamado de “ Salvador da Pátria”

Salazar foi nomeado 1° Ministro em 1932, onde instituiu um Estado autoritário. Em 1933 fez aprovar uma nova constituição que estabelecia os princípios do novo regime conhecido por Estado Novo.

1.3.2.Características:

O regime salazarista instituiu um sistema de partido único, o partido do governo – a União Nacional e aboliu os partidos políticos. Em 1933 criou uma polícia política, a polícia de vigilância e de defesa do Estado (PVDE) que mais tarde ficou conhecido por PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) que tornou-se num dos principais suportes do salazarismo e no principal instrumento de perseguição, repressão e tortura dos opositores ao regime.

O regime era corporativo porque Salazar defendia a colaboração entre patrões e operários e rejeitava a luta de classes, abolindo assim a liberdade sindical e associou os assalariados e empresários em corporações representativas de cada ramo de actividade.

Foram criadas organizações para enquadrar vários sectores da população como a Mocidade Portuguesa para os jovens ou a FNAT, a Federação Nacional para Alegria no Trabalho (para os trabalhadores).

Assumiu uma identidade nacionalista, recuperando as ideias da grandeza dos navegadores portugueses dos séculos XV e XVI.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Tipos de seguro em Moçambique e seu papel
Uncategorized

Tipos de seguro em Moçambique e seu papel

Março 17, 2023
Banco mundial
Uncategorized

Tipos de banco em Moçambique e o seu papel

Março 17, 2023
Papel das Alfândegas em Moçambique
Uncategorized

Papel das Alfândegas em Moçambique

Março 17, 2023
O Sétimo Juramento (Resumo) Paulina Chiziane
Uncategorized

Niketche: uma história de poligamia (Resumo) – Paulina Chiziane

Março 11, 2023
Next Post
Biografia de Franklin D. Roosevelt (1882-1945)

Qual foi o papel de Roosevelt em relação a essa crise?

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR