Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Uncategorized

Pedagogia tradicional

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Maio 21, 2022
in Uncategorized
0 0
0
Pedagogia tradicional

Introdução

A pedagogia tradicional teve seu inicio no século XIX, passou com grande força para o século XX e ainda perduram raízes dela pelo século XXI. Reconhecida como tendência liberal, esta chegou como pioneira e sem muitas mudanças ela fora sempre muito bruta, pois faltaram modificações drásticas, já que esta foi substituída pelo paradigma posterior tempos mais tarde.

A pedagogia tradicional deixou muitas marcas em função de ser a primeira a ser aplicada, contudo sua queda era questão de tempo á que não fora analisada com o contexto psicológico, visto que esta ciência surgiria anos mais tarde, até hoje se sabe de características dessa pedagogia porque ela fora implantada e de certa forma foi muito efetiva no seu ideal.

Conteúdos

  • 1 Conceituação
  • 2 Objetivos
  • 3 Historial
  • 4 Características
  • 5 Aplicabilidade a realidade angolana

Conceituação

A Pedagogia Tradicional é uma das concepções contemporânea de educação, e por se tratar de uma das mais aplicadas concepção de educação ate os dias de hoje, esta foi escolhida para tratarmos um pouco a respeito dela. A Pedagogia Tradicional é conhecida por não possibilitar uma maior interação entre o professor e o aluno, por isso ela é tão criticada, pois não permite que o aluno busque um maior entendimento dos assuntos, já que ele é tratado passivamente como mero ouvinte, que precisa apenas decorar o conteúdo.

Segundo NOT (1988), tradicional é uma palavra latina que significa passar, entregar, transmitir para outros, os valores e os costumes. Aplicada a educação tem três (3) conceitos, o processo que é a transmissão do conhecimento, a origem que é a o recurso a métodos que são antigos, e o conteúdo que é a utilização da obra do património cultural da sua tradição.

Objetivos

A presente pesquisa tem como objectivo compreender o conceito  de pedagogia tradicional e dar a conhecer a nossa turma e aos demais colegas.

Historial

No inicio do século IX surgem os sistemas nacionais de ensino e se embasavam no que dizia que a educação é direito de todos e dever do estado, nisto a educação é visada diretamente no orientador e com sabe em fazer os indivíduos venceram a barreira da ignorância, ou seja, a questão era fazer com os esses indivíduos pensassem por si só, como diz Saviani, “o objetivo é transformar os súditos em cidadãos”, fazer com eles se libertem dessas grilhetas através do esclarecimento e do esforço próprio, fato este que só poderia ser feito pela escola já que alienação era muito grande em vários sentidos.

Então o papel da escola tradicional é justamente fazer com que o aluno cresça pelo próprio mérito a partir do professor que repassa a eles todo o conhecimento obtido pela humanidade, de uma forma extremamente mecânica, fria e crua, e de uma forma generalizadora na qual as particularidades são eram respeitadas, alunos sempre seriam alunos independente das especificidades, e o professor seria o dono do saber e do conhecimento, deixando assim vigente a posição do professor como sujeito ativo, e o aluno como sujeito passivo, sujeito este que deveria apenas receber o conhecimento e por si só desenvolver suas características sociais, políticas e humanas em geral de uma forma que os menos capazes ficariam para trás nessa escala de desenvolvimento.

“O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar as dificuldades e conquistar um lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar um ensina mais profissionalizante.” (GÔNGORA. 1985, p. 23).

Com isso podemos notar que a educação vinha direta de um professor que não se preocupava com aluno e sim com o conhecimento repassado, os alunos menos capazes, deveriam procurar um curso que seria mais profissionalizante, ou seja, um curso de puro ensino sem desenvolvimento humano. Vemos então que o professor é o centro do processo educativo e sendo o responsável pela transmissão dos conteúdos ele deve ser muito bem preparado e desta forma é visto como um “Mestre todo poderoso”, o doutor de toda a sapiência e incontestável.

A questão entre a dicotomia da educação atual e a tradicional não é de atraso e progresso, pois a educação de hoje em dia passa por problemas sérios, isso se da por uma falta de analise histórica nas correntes pedagógicas bem como a tradicional, já que é uma das primeiras, é necessário ser feito um comparativo e saber aproveitar cada fator necessário, cada corrente teve seus fatores positivos e negativos, tanto que a corrente que vinha a substituir a outra era fundamentada principalmente na falha da anterior, as pedagogias apareciam em contrapartida a de antes, com o objetivo de “tapar o buraco” que esta deixava, e assim sucessivamente até que se entraria num circulo vicioso, sempre haveriam defeitos e sempre uma viria a cobrir certa falha e apresentar outra, então a questão seria uma analise nas pedagogias e uma contextualização que abrangesse os fatores sociais em geral, principalmente políticos, econômicos e culturais, já que esses são a base de toda uma sociedade.

Características

  • Um caracter própria e forma de ensinar, elaborado pela população;
  • A instrução é para todos e não tem nenhuma discipina ou um caracter de disciplinas;
  • É dada em todos os lugares como na família e no contesto público;
  • Não tem horiários ou dias específicos;
  • A responsabilidade dos papeis sexuais futuros é de toda comunidade;
  • É funcional na relação do indivíduo e a sua comunidade;
  • É feita por via da experiência dos adultos aos mais novos;
  • Tem uma interação com indivíduo na cultura e no grupo;
  • É um processo em constante movimento que começa da infânica até a velhice.

Aplicabilidade a realidade angolana

Está claro que primeiro é na família e posteriormente na escola onde se adquirem, desenvolvem e se fortalecem os vínculos sociais, entendidos fundamentais para o processo de emancipação, de autonomia, promoção de direitos de cidadania, bem como na formação da personalidade do sujeito.

É de realçar que o aprimoramento e fortalecimento deste vínculo tornam-se de suma importância para o aperfeiçoamento das políticas iniciais da educação e no desenvolvimento da cidadania, que por sua vez, desempenha um valioso papel no processo de transformação dos indivíduos e da sociedade no geral.

Para a realidade angolana e de acordo com a legislação em vigor, a família configura o núcleo da sociedade. Isto quer dizer que a família constitui o ponto de partida e chegada de toda a sociedade. Ela pode ser tomada como sendo o sustentáculo da sociedade porque sem a procriação que se efectua no seio familiar, não se pode construir uma sociedade.

Outros valores assumidos como morais, culturais, resumidos no amor ao trabalho, o respeito ao próximo, o amor à Pátria, têm o seu início formativo no seio da família, sendo esta, responsável pela sua educação, desenvolvimento e consolidação.

Não podemos negar que a pedagogia tradicional esta sempre presente na prática pedagógica angolana, tendo em conta os ensinamentos sobre os constumes, a cultura, e os habitos de uma determinada província ou localidade, sem esquecendo que a família é a primeira fazedora deste acto.

Segundo SAVIANI (1991), afirma que o método é o mais utilizado tanto nas escolas de contesto público como nas escolas de constesto privado ou particular. E o mais utilizado mesmo nas escolas mais acentuadas do mundo, como as Inglesas e Suícas, é o método mais desejado pelas sociedades, e assim podemos dizer que não deixa de ser aplicada na nossa realidade.

Conclusão

A Pedagogia Tradicional é de facto muito discutida, por ela ser adotada ate hoje em dia nas escolas e também por ser polemica, já que ela assume um papel bem definido onde o professor é autoridade máxima, responsável em ter conhecimento e de transmitir este conhecimentos aos alunos que devem assumir um papel apenas de escutar e memorizar, e onde não há nenhuma participação no sentido aluno-professor.

Há também aqueles que dizem que a Pedagogia Tradicional se fosse realmente aplicada em sua essência sem distorções, ainda é a melhor forma de ação, e realmente se esta concepção fosse aplicada de forma correta onde os conteúdos fossem aplicados conforme o aprendizado do aluno seria sim uma ferramenta de suma importância, por isso estudaremos o que realmente é a Pedagogia Tradicional.

Mesmo com a pedagogia tradicional tendo varias falhas e defeitos, não há como não dizer que não há pontos positivos nela, fato este que faz com que perdure até hoje algumas marcas dessa educação.

Bibliografia

GENTIL, Pablo; Pedagogia da Exclusão. Criticas a Educação. Petrópolis, Vozes, 1999.

LIBÂNEO, José C.; Democratização da Escola Publica a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. São Paulo, Loiola, 15ª edição, 1985.

SAVIANI (1991).

(GÔNGORA. 1985, p. 23).

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

O Colonialismo Português em Moçambique (1890-1930)
Uncategorized

O Colonialismo Português em Moçambique (1890-1930)

Novembro 11, 2022
Universo e sua Estrutura: Sistema Solar, sua Composição e Estrutura dos Planetas
Uncategorized

Universo e sua Estrutura: Sistema Solar, sua Composição e Estrutura dos Planetas

Outubro 7, 2022
Responsabilidade Disciplinar do Agente e Funcionário do Estado
Uncategorized

Responsabilidade Disciplinar do Agente e Funcionário do Estado

Outubro 7, 2022
Influência do Poder Político no Processo Educacional em Moçambique, 1975-2002
Uncategorized

A Administração Autárquica em Moçambique

Outubro 7, 2022
Next Post
Alambamento (Casamento Tradicional): O que é? Origem, vantagens e desvantagens, tipos e importância

Alambamento (Casamento Tradicional): O que é? Origem, vantagens e desvantagens, tipos e importância

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR