Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Uncategorized

Discurso directo e indirecto

Tipos de discursos, Como fazer um discurso, Estrutura de um discurso, Características do discurso, Exemplo de um discurso

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Maio 30, 2022
in Uncategorized
0 0
0
Discurso directo e indirecto

Introdução

O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.

Conteúdos

  • 1 Discurso
  • 2 Tipos de discurso
  • 3 Discurso direto
    • 3.1 Exemplos de discurso direto
  • 4 Discurso indireto
    • 4.1 Exemplos de discurso Indireto:
  • 5 Passagem do discurso direto para discurso indireto
    • 5.1 Discurso indireto livre

Discurso

Outro significado corrente, muito usado entre os linguistas, cientistas sociais e estudiosos da Comunicação – como Michel Foucault e Émile Benveniste -, porém menos difundido, é do o discurso como algo que sustenta e ao mesmo tempo é sustentado pela ideologia de um grupo ou instituição social. Ou seja, ele é baseado em um conjunto de pensamentos e visões de mundo derivados da posição social desse grupo ou instituição que permitem que esse grupo ou instituição se sustente como tal em relação à sociedade, defendendo e legitimando sua ideologia, que é sempre coerente com seus interesses.

Tipos de discurso

Nos textos narrativos, é através da voz do narrador que conhecemos o desenrolar da história e as acções das personagens, mas é através da voz das personagens que conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A forma como a voz das personagens é introduzida na voz do narrador é chamada de discurso.

Através de uma correta utilização dos tipos de discurso, a narrativa poderá assumir um carácter mais ou menos dinâmico, mais ou menos natural, mais ou menos interessante, mais ou menos objectivo, contribuindo decisivamente para o sucesso do texto narrativo.

Existem três tipos de discurso, ou seja, três formas de introdução das falas das personagens na narrativa: o discurso directo, o discurso indirecto e o discurso indirecto livre.

Discurso direto

O discurso directo é o mais natural e comum dos tipos de discurso. Através de sua utilização, o narrador permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração. Caracteriza-se por ser uma transcrição exacta das falas das personagens, sem a participação do narrador.

Exemplos de discurso direto

  • Mariana perguntou:
  • – O que posso fazer para ajudar?
  • Descartes afirmaram: “Penso, logo existo.”

Como podemos verificar nos exemplos supracitados, o discurso direto é, normalmente, introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso, como os verbos: dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar, entre outros. A seguir a estes verbos aparecem os dois pontos, havendo mudança de linha para o início da voz da personagem.

A voz da personagem é iniciada, geralmente, por um travessão, que indica não só o começo da fala de uma personagem, mas também a mudança de interlocutores e a mudança da voz da personagem para a voz do narrador.

Além do travessão, o discurso directo pode ser também colocado entre aspas, indicando assim uma citação ou transcrição.

Discurso indireto

No Discurso Indirecto, as falas das personagens são apresentadas pelo narrador, sendo ele o responsável por falar na vez da personagem, utilizando suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, bem como suas Reacções e personalidade. Assim, o discurso indirecto é sempre feito na 3.ª pessoa, nunca na 1.ª pessoa.

Exemplos de discurso Indireto:

  • Mariana perguntou o que podia fazer para ajudar.
  • Descartes afirmou que pensava, logo existia.

Como podemos verificar nos exemplos supracitados, o discurso indirecto é também introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso. A seguir a esses verbos aparecem conjunções que marcam a separação da fala do narrador da fala da personagem, como as conjunções que e se.

Passagem do discurso direto para discurso indireto

Na passagem do discurso directo para o discurso indirecto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais.

Mudança das pessoas do discurso: Toda a narrativa que se encontre na1.ª pessoa no discurso directo passa para a 3.ª pessoa no discurso indirecto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indirecto.

Mudança de tempos verbais nos tempos do indicativo: O presente no discurso directo passa para pretérito imperfeito no discurso indirecto, o pretérito perfeito no discurso directo passa para pretérito mais-que-perfeitono discurso indirecto e o futuro do presente no discurso directo passa para futuro do pretérito no discurso indirecto.

Mudança de tempos verbais nos tempos do subjectivo: O presente e o futuro no discurso directos passam para pretérito imperfeito no discurso indirecto.

Mudança de tempos verbais no imperativo: O imperativo no discurso directo passa para pretérito imperfeito do subjectivo no discurso indirecto.

Mudança na pontuação das frases:  Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso directo passam para frases declarativas no discurso indirecto.

Mudança nas noções temporais: As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso directo passam para no dia anterior, naquele dia e no dia seguinte no discurso indirecto.

Mudança nas noções espaciais: As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso directo passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indirecto.

Exemplo:

  • Discurso directo: – Iremos de férias amanhã.
  • Discurso indirecto: Eles disseram que iriam de férias no dia seguinte.

Discurso indireto livre

O discurso indirecto livre é o mais difícil e o mais dinâmico dos tipos de discurso, visto as falas das personagens se encontrarem inseridas dentro do discurso do narrador.

Exemplo de discurso indirecto livre:

Então Paula corria, corria o mais que podia para tentar resolver a situação. Logo a mim, logo a mim isso tinha que acontecer! Ela não sabia se conseguiria chegar a tempo e resolver aquela confusão. Tomara que eu consiga!

Como podemos verificar no exemplo supracitado, o discurso indirecto livre não é introduzido por verbos de elocução, nem sinais de pontuação ou conjunções, sendo assim difícil delimitar o início e o fim do discurso da personagem, uma vez que se confunde, por vezes, com o discurso do narrador, que é o insciente de todas as falas e sentimentos das personagens.

Podemos também verificar que as falas das personagens são narradas na 1.ª pessoa enquanto o discurso do narrador se encontra na 3.ª pessoa narrativa.

Conclusão

No entanto, Discurso é ainda reivindicado por linguistas, psicólogos, antropólogos e sociólogos de diversas orientações teóricas. Assim, ora aparece associado a perspectivas cognitivistas, ora a concepções integracionistas, pragmáticas etc. Há ainda aproximações do termo discurso com conceitos como o de texto e o de género textual, sendo que nas abordagens mais textuais a ideia de unidade semântica do texto se apresenta como factor relevante.

Bibliografia

CARVALHO, Olavo de. Aristóteles em nova perspectiva: Introdução à teoria dos quatro discursos. Rio de Janeiro: Topbooks. 1996.

FOUCAULT, Michel A ordem do discurso. São Paulo, Loyola, 1996.

MACHADO. Sérgio B. A ideologia de Marx e o discurso de Foucault: convergências e distanciamentos.  Sociologias, Porto Alegre, ano 12, n. 23, jan-abr. 2010, p. 46-73. [1]

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. In: SIGNORINI, I. [Re]Discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

O Colonialismo Português em Moçambique (1890-1930)
Uncategorized

O Colonialismo Português em Moçambique (1890-1930)

Novembro 11, 2022
Universo e sua Estrutura: Sistema Solar, sua Composição e Estrutura dos Planetas
Uncategorized

Universo e sua Estrutura: Sistema Solar, sua Composição e Estrutura dos Planetas

Outubro 7, 2022
Responsabilidade Disciplinar do Agente e Funcionário do Estado
Uncategorized

Responsabilidade Disciplinar do Agente e Funcionário do Estado

Outubro 7, 2022
Influência do Poder Político no Processo Educacional em Moçambique, 1975-2002
Uncategorized

A Administração Autárquica em Moçambique

Outubro 7, 2022
Next Post

Direito público

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR