O cálculo das quantidades das substancias envolvidas em uma reação é chamado de estequiometria, para se efetuar cálculos estequiométricos, devemos conhecer as proporções entre os elementos que formam as diferentes substancias. No caso do cálculo em reações químicas devemos seguir as Leis das combinações químicas que são divididas em dois grupos: Leis ponderáveis, relaciona as massas dos participantes das reações e Leis volumétricas, relaciona os volumes dos participantes da reação.
As leis ponderáveis estão relacionadas a conservação das massas segue os princípios de Lavoisier que afirma que nada na natureza se cria, nada se perde, tudo se transforma, ou seja, nas equações deve ocorrer conservação da massa (somente em sistemas fechados) e o número total de átomos dos reagentes deve ser o mesmo no número total de átomos dos produtos, deve haver conservação de átomos.
Já as leis de proporções definidas elas seguem os princípios de Joseph L. Proust que afirma: substancias puras a composição em massa dessas substancias é constante, independentemente de seu processo de obtenção. Por exemplo a água (H2O), sem levar em consideração sua origem ou método para ser obtida é formada a partir de 89,9% de massa de oxigênio e 11,1% de massa de hidrogênio.
Por último temos as leis volumétricas segue as contribuições de G. Lussac, que fala sobre a lei de combinação dos volumes, que afirma que nas mesmas condições de pressão e temperatura, os volumes dos gases participantes de uma reação química tem entre si uma relação de número inteiros e pequenos, por exemplo se em uma reação tivermos reagindo entre sim 1 volume de cloro e 1 volume de hidrogênio o produto final será 2 volumes de cloreto de hidrogênio.