Conteúdos
Exigências:
O estudante ao iniciar a nova etapa de ensino superior dar-se-á conta de que se encontra diante de exigências específicas para a continuidade de sua vida de estudos. No conjunto, porem, as posturas de estudo deve mudar radicalmente, embora explorando tudo o que de correto aprendeu em seus estudos anteriores. Em primeiro lugar, é preciso que o estudante se conscientize de que o resultado do processo depende dele mesmo.
A vida académica acarreta em actividades práticas de laboratório ou de campo ajudando em habilidades profissionais de cada área. Ao iniciar a vida universitária, o estudante precisa começar a formar a sua biblioteca pessoal, adquirindo gradualmente, mas de maneira bem sistemática, os livros fundamentais para o desenvolvimento do seu estudo, a biblioteca de ser especializada e qualificada.
Desafios
- Conciliar trabalho e estudo: Muitos universitários precisam trabalhar e estudar durante toda a graduação. Essa não é uma tarefa fácil, mas com dedicação e planejamento é possível superar esse grande desafio e manter um bom rendimento académico.
- Conseguir financiamento estudantil: Quem vai cursar uma faculdade particular e não conseguiu uma bolsa de estudos, precisa inserir a mensalidade do curso no orçamento. Porém, isso não deve ser visto apenas como uma conta a ser paga todos os meses — é importante lembrar que esse é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer.
- Obter o melhor da graduação: O primeiro passo para apreender bem o conteúdo das aulas é a frequência regular. Ausências constantes podem deixar você desmotivado, deslocado e até resultar em reprovação.
- Conseguir um estágio: Relacionar o conhecimento teórico obtido na sala de aula com a prática da profissão é fundamental no ambiente académico. Nesse sentido, conseguir um estágio é um desafio, mas apresenta muitas vantagens na vida de universitário.
- Oportunidades: os estudantes tem a oportunidade de saber fazer o que os docentes ensinam, saber ser, saber estar.
Planificação do estudo
O estudo numa universidade e completamente diferente do estudo no ensino médio e ou secundário, por tanto ao entrar numa universidade o estudante deve estar psicologicamente e moralmente preparado para empreendimento de longa duração de pelo menos 4 anos.
E o sucesso na universidade não depende muito do trabalho, da inteligência, de capacidades motoras do estudante, mas sim da aplicação de métodos de estudo mais eficazes e esta também a responsabilidade social do estudante no ensino superior.
Métodos e técnicas de estudo
E por nos sabido que estudantes são todos diferentes, cada um deve saber criar o seu próprio espaço e métodos de trabalho, isto e, alguns estudantes estudam melhor escutando música, outros em cima da cama, alguns na sala de convívio.
De uma forma geral não são todos os estudantes que levam a peito o ambiente de estudo tão pouco os estímulos que gerem as suas distracções durante as aulas isto e os estudantes devem desenvolver uma maior consciencialização atinente a importância que as condições de estudo tem para a sua concentração e organização do trabalho de modo a beneficiar o seu rendimento escolar.
Técnicas
Técnicas de analise:
Permite que se consiga localizar as ideias ou conceitos mais importantes no texto, uma vez que consiste numa análise minuciosa do que foi lido.
- Ler o texto pelo menos duas vezes;
- Fazer diagrama, esboço, cartazes dos assuntos estudados nos textos;
- Sublinhar nos textos as partes consideradas mais importantes ou de pouca compreensão;
- Preparar livros, cadernos, fichas e canetas.
Técnica da síntese:
A Técnica da Síntese levará o estudante a ser capaz de extrair e estruturar as ideias essenciais do texto.