A população mundial está distribuída de forma irregular.
As maiores concentrações localizam-se no Nordeste da América do Norte (EUA e Canada), Europa Ocidental e na Ásia das Monções
Na Ásia das Monções há duas regiões: Ásia Oriental (China, Japão e Filipinas) e na Ásia Meridional (União indiana, Paquistão, Sri Lanka, Indonésia e Bangladesh).
Fatores físico-naturais
O clima: As maiores concentrações humanas encontram-se no clima temperado. Este clima é mais atractivo, por isso estimula as actividades humanas.
As menores concentrações humanas registam-se nos climas frios, sobretudo nas regiões polares e de grandes altitudes pois, possuem baixas temperaturas, nas regiões desérticas onde as temperaturas são elevadíssimas e isso, está associada a escassez da humidade atmosférica para a sobrevivência humana. Nas regiões tropicais, é devido a abundância das chuvas, doenças endémicas e tropicais (malária e cólera) e da predominância de florestas densas.
O relevo: As maiores elevações terrestres (cadeias de Himalaias, Andes e Montanhas Rochosas da América do Norte) são os maiores vazios humanos do planeta. O relevo montanhoso dificulta a comunicação entre a população, e apresenta solos pobres para a pratica da agricultura, associado a isso, também é devido ao factor relevo ou seja quanto maior for a altitude menor será a temperatura.
O solo: A população concentra-se nos solos mais férteis, junto as margens dos rios e lagos, sobretudo nas planícies fluviais e lacustres e nos vales das montanhas.
A vegetação: As menores concentrações da população verifica-se nas florestas densas de África, América e Oceânia, e nas florestas subárcticas de Europa e Ásia.
Recursos hídricos: Regista-se mais concentrações ao longo do litoral, junto aos portos marítimos, lacustres e fluviais dos continentes. Na Europa é comum verificar-se concentrações humanas ao longo dos rios e lagos devido ao acesso a água potável para o consumo doméstico e industrial, desporto aquático e como vias de comunicação.
Fatores humanos e económicos (socioeconómicos)
Agricultura e pecuária: A população concentra-se nos solos aráveis que são propícias para a prática de agricultura e prática de pecuária como por exemplo: nos vales dos rios Nilo, Zambeze e Níger (África) Ganges e Indo (Índia), Yang Tsé e Chiang (China).
Indústria e comércio: Algumas cidades antigas da Europa, América e Ásia localizavam-se nas regiões próximas das minas e fontes energéticas, daí a existência de maiores aglomerações humanas. Por exemplo Cidade de Liverpool, Manchester, Tóquio, Chicago, São Paulo, Rio de Janeiro e outras.
Transporte: A maior parte da concentração de vias de acesso de transporte e vias de comunicações para facilitar a movimentação de pessoas e mercadorias. Por isso as regiões próximas dos portos marítimos, fluviais e lacustres. Assim como ao longo do litoral são de maiores concentrações humanas.
BIBLIOGRAFIA:
MANSO, Francisco e VICTOR, Ringo. Geografia 12, longaman Moçambique. Maputo, 2010.
TEMBE, Graziela. G9 Geografia 9ª classe. Texto editora, 2ª ed. Maputo, 2017.