Entende-se por educação como um direito fundamental de cada indivíduo, um instrumento central para a melhoria das condições de vida e elevação do nivel científico e técnico dos cidadãos.
É um meio básico para a compreensão e intervenção nas tarefas de desenvolvimento social.
É um logo processo que permite um contínuo desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e habilidades para a vida do indivíduo e como membro da sociedade.
Moçambique nos últimos 25 anos conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo de 93% para 51,9%, merecê de um grande esforço do governo no ambito de escolarização gratuita e obrigatória.
Embora se verifique esta redução ainda subsiste uma percentagem da população adulta iletrada nas zonas rurais das regiões Centro e Norte do país.
A campanha nacional de Alfabetização desencadeada pelo Ministério de Educação e Cultura contribui e é um primeiro passo para a melhoria das condições de vida das camadas mais vulneráveis.
Do lado feminino a alfabetização contribui para a sua capacitação no controlo da sua vida e sua emacipação.
Como todos podem estar recordados, uma pessoa escolarizada poderá elevar a produtividade, gerar emprego e prevenir doenças como a Malária, a Cólera, o HIV/SIDA, bem como o seu envolvimento naas actividades sócio- económicas e políticas, uma condição privilegiada para uma sociedade livre e literada.