Conteúdos
Conceito e importância do estudo da estrutura etária da população
A estrutura etária é a divisão da população em grupos de idade e se, nomeadamente jovens (0 a 20 anos), adultos (21 a 64 anos) e idosos (65 e mais anos).
O estudo das idades permite compreender a história demográfica de um país e fornece dados para a planificação de serviços como efectivos escolares, encargos sociais e emprego.
Pirâmides etárias da população
Características gerais
A estrutura etária é representada através de pirâmides etárias, que são gráfico de barras cujos principais elementos são:
Base – é a parte inferior e representa a população jovem;
Corpo – é a parte intermédia que representa a população adulta;
Topo – é a parte superior que representa a população idosa;
- Faixa esquerda – representa a população masculina;
- Faixa direita – representa a população feminina;
- Faixa das idades – fica geralmente no centro, isto é, entre as colunas dos homens e as das mulheres.
Tipos de pirâmides
Existem três tipos de pirâmides etárias:
Envelhecida – é típica de países desenvolvidos como Dinamarca, Holanda, Suíça, Noruega e Reino Unido. Apresenta corpo e topo largos que a base devido a maior esperança de vida e baixa natalidade;
Adulta – tem corpo largo devido a alta natalidade num passado recente é típica de países com alta natalidade num passado recente, tais como EUA, Canadá, Argentina, Portugal e Austrália.
Jovem – tem base larga devido a elevada natalidade e é típica de países em desenvolvimento como Moçambique e outros da África, Ásia e América Latina.
Estrutura sectorial da população
Definição
A estrutura sectorial é a divisão da população em grupos ou sectores de actividades.
Principais sectores de atividades são:
Primário – engloba actividades extractivas (caça, recolecção, mineração), agro-pecuárias (agricultura e pecuária) e silvicultura (produção de florestas artificiais).
Secundário – engloba a indústria transformadora (alimentar, têxtil, de bebidas e outras), a construção civil e obras públicas e a produção e distribuição de energia eléctrica;
Terciário – engloba os serviços como educação, saúde, comércio, transporte, comunicações, turismo e outros.
Nos países desenvolvidos, a maioria da população trabalha no sector terciário e secundário, enquanto nos menos desenvolvidos, predomina o primário.
Tipo de força de trabalho
Quanto ao trabalho, existe população activa e passiva. A activa é aquela que se encontra em idade (16 a 60 anos) e condições físicas e psicológicas para realizar actividades remuneradas, enquanto a inactiva é formada por reformados, estudantes, crianças, idosos, ou seja, pessoas sem condições para trabalhar.