Conceitualização de agricultura
Segundo Santana & Magundes (1998, p. 163), a agricultura vem do latim que significa trabalho do campo, arte de cultivar, a raiz latina agro quer dizer terra cultivada ou que pode ser cultivada. A agricultura é a arte ou processo de usar o solo para cultivar plantas com objectivo de obter alimento, fibras, energia e matéria-prima para as indústrias.
Tudo começou nesse momento misterioso e imenso e conhecemos como pré-história quando nossos distantes antepassados conseguiram domesticar as primeiras espécies vegetais isto teria ocorrido a cerca de 14 mil anos atrás.
Surgimento da agricultura no território que hoje é Moçambique
Segundo Miranda e Santos (1986, p. 24), a descoberta da agricultura e a domesticação de animais deu-se na zona próxima do ocidente designado por crescente fértil que se deu as transformações mais significativa por volta de 10 mil anos a.C. As mudanças climáticas deram origem a propagação de cereais e selvagens.
O Homem, observador da natureza constatou que certos grãos conservam-se por muito tempo, o homem aproveitou essa fonte de alimentação e posteriormente, terá posto em prática o que previamente tinha produtos da descoberta do ciclo vegetativo das plantas. Foi uma descoberta fabulosa para o homem, pois começou a conservar alimentos e animais pequenos que apanhavam vivos durante a caça e provavelmente o cão tenha sido o primeiro animal a ser domesticado seguido por outros animais como: cabra, a ovelha, e o carneiro