O Modelo Demográfico dos Países Desenvolvidos apresenta as seguintes fases distintas:
a) Iniciou-se após a Revolução Industrial e agrícola responsáveis pelo aumento da produção;
– Mecanização da agricultura: cultura de novas espécies, novas técnicas agrícolas, que proporcionaram uma melhoria nas dietas alimentares.
-Registaram-se avanços notáveis na medicina: vacinas; medicamentos; melhores condições de higiene. Estes factoresconjugados proporcionaram um decréscimo significativo da taxa de mortalidade enquanto que a taxa de natalidade manteve valores elevados, originando um aumento acentuado do crescimento natural.
b) A partir do séc. XX, a taxa de natalidade começa a revelar tendência para diminuir, devido a importantes transformações sociais que ocorrem nessa época: As mulheres entram para o mercado de trabalho, deixando de ser exclusivamente mães e donas de casa e o planeamento familiar generaliza-se e os métodos contraceptivos evoluem bastante; É criada a escolaridade obrigatória e o trabalho infantil é proibido
c) Modo de vida moderna faz com que os casais tenham filhos mais tarde em número reduzido; Quebra da produção agrícola para quem os filhos eram força de trabalho não remunerada; A taxa de mortalidade continua a diminuir. Assim, o crescimento natural diminui.
d) Esta é a fase que caracteriza os nossos dias: taxa de natalidade cada vez mais baixa que associada ao aumento da esperança média de vida , faz com que haja um grande envelhecimento da população. A manutenção desta situação coloca em perigo a renovação de gerações nos países desenvolvidos.
O modelo demográfico dos países em desenvolvimento
O modelo demográfico dos países em desenvolvimento apresenta apenas duas fases:
c) As altas taxas de natalidade e mortalidade mantêm-se elevadas até ao início do séc. XX , originando um crescimento natural praticamente nulo. No entanto, a mortalidade teve flutuações com grandes aumentos sempre que se verificavam pestes, guerras, fomes, epidemias e maus anos agrícolas. Assim, a esperança média de vida era bastante baixa .
d) Este comportamento demográfico e resultado destas regiões serem, na época, colónias de países industrializados, constituindo sociedades agrícolas onde a revolução industrial não tinha chegado. Esta situação, associada às características culturais dessas populações, permitiram a existência de elevadas taxas de natalidade. Esta fase começa no principio do séc. XX e decorre até aos nossos dias.
O aumento do crescimento natural é resultado da diminuição das taxas de mortalidade devido: á melhoria das condições médicosanitárias, proporcionadas pela ajuda internacional (ex: campanhas de vacinação).
Por outro lado a taxa de natalidade manteve-se muito elevada devido a factores de cariz cultural, família numerosa é sinal de prestígio e osàreligioso e económico tais como: Poligamia é um acto aceite. A esperança média de vida tem vindo a aumentar muito lentamente. Estes factores provocam uma explosão demográfica que é um entrave ao desenvolvimento devido à não articulação população/recursos.