Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Uncategorized

Responsabilidades do estudante no ensino superior

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Agosto 26, 2022
in Uncategorized
0 0
0
Exigências, desafios e oportunidades do ensino superior

A pessoa que decide cursar o ensino superior é convidada a entender que sua formação e sua futura acção profissional têm como fim, finalidade, a transformação social.

É claro que o diploma, dependendo da qualidade do processo formativo, pode também garantir um melhor posto de trabalho, bem como, uma melhor remuneração, porém, reduzir todo o processo educacional apenas a um suposto sucesso profissional e financeiro é diminuir todo empenho e formação oferecida pelo ensino superior. Afinal, essa é a função da universidade, promover a sabedoria, que significa, entre outras definições, a capacidade de ampliar o modo de enxergar a própria vida e o mundo em que se está inserido, e assim, perceber que o empenho pelo bem comum, implica uma mudança de pensamento e acção no processo formativo e de futura acção profissional.

Desse modo a responsabilidade do estudante universitário é a de ser capaz de responder às principais exigências de seu tempo.

Desse modo, é de responsabilidade, primeiro da universidade, ofertar um curso que não se reduza meramente ao ensinamento de disciplinas técnicas e operativas inerentes ao curso, mas sim, ofertar disciplinas que permitam ao discente enxergar a si próprio e a sua profissão através de uma óptica ampliada; segundo do docente, principalmente das disciplinas específicas do curso, ser capaz de perceber que cabe a ele ensinar o que é mais próprio de sua disciplina, pois ao focar no específico do curso através da disciplina leccionada, não há como não provocar no aluno a ampliação de sua visão de mundo. Surge uma observação, quando o docente não consegue ampliar a percepção de sua disciplina como interface com questões de maior envergadura, ele próprio denuncia sua incapacidade professoral, colocando em evidência sua idiotice.

E, em terceiro, do discente, assumir a postura de estudante, o que implica participar de modo efectivo das aulas. Esse é o maior desafio. O perfil do estudante nos dias actuais não reflecte essa participação efectiva, que exige: silêncio e desapego dos aparatos tecnológicos (celular, notebooks e outros) para maior concentração durante o período de aula e disciplina para acompanhar a elaboração dos raciocínios desenvolvidos, compreensão das leituras de textos, capacidade de fazer anotações, entre outros.

Responsabilidade social do aluno universitário: assumir o seu papel de estudante, nos moldes tradicionais: ser pontual, estar em silêncio, estar concentrado, ser participante e, assim, transformar-se em um possível revolucionário, isto é, sabendo onde vive e as ideologias de seu tempo, ele é capaz de propor mudanças, muitas vezes, de raiz, de profundidade.

Conteúdos

Autonomia de um estudante do ensino superior

Mas o que dizer da autonomia quando relacionada à Educação superior e ainda mais especificamente dos processos de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem?

Se considerarmos o processo histórico da Educação superior, marcado pelo instrucionismo de tradição behaviorista, talvez se possa pensar que o objetivo de promover desenvolvimento da autonomia está longe de ser alcançado. Por outro lado, no próprio fato de realizar um curso na modalidade superior, já está implícito a necessidade de colocar para si os próprios objetivos e procurar alcança-los, o que parecer configurar um processo de desenvolvimento da autonomia.

Como se pode notar, a questão é complexa e exige um olhar atento não apenas para o aluno, mas para todo o processo de ensino aprendizagem, sujeitos, recursos, e suas singularidades na esfera da Educação superior.

critica o conceito de autonomia, que é a base para teorias consideradas revolucionárias por alguns, como a Khan Academy. Para Siemens, o aprendizado no qual os estudantes aprendem em seu próprio ritmo e interesse, é insuficiente para descrever nossas necessidades atuais de conhecimento.

Assim, não se trata de criar significados no isolamento, mas trabalhar em rede. Isso porque, uma concepção errada de autonomia pode levar a pensar que aprendizado autônomo é aprendizado isolado, o que em si é um contrassenso, pois, aprendizagem pressupõe contato, relação com algo já produzido, bem como a criação de algo novo.

Importância da planificação de estudo

Um plano, para ser útil e eficaz, terá que se adequar às características e objectivos de cada pessoa.

  • Determinar objectivos: para exames e trabalhos, contemplando as respectivas datas.
  • Enumerar actividades: para evitar esquecimentos, inclui as tarefas, horas de sono, refeições e lazer.
  • Esquematizar as prioridades: após observação das características do plano, Estabelece prioridades.
  • Preparar o plano: depois de estabeleceres as actividades prioritárias, regista-as num horário com cores ou sublinhados: o recurso à memória é falível.
  • Criar um plano de contingência: não sobre carregues alguns dias com actividades, pois é cansativo e é difícil fazer as alterações necessárias.

Se conseguires organizar rapidamente o teu dia, mas sentes algumas dificuldades em te organizares a longo prazo, deverás elaborar um plano mensal que te permita calendarizar as actividades e prazos a cumprir.

Se tiveres uma boa noção dos prazos e datas dos testes, trabalhos ou projectos, mas não consegues organizar devidamente os teus dias, então deverás elaborar um plano diário.

No entanto, poderás realizar um plano no início do ano escolar, com objectivos a longo prazo e depois ao longo do ano vais elaborando planos mais pequenos, mensais, semanais ou até diários, segundo as tuas necessidades e de acordo com o teu plano anual.

Condições ambientais e psicologias para o estudo

O local de estudo deve ser um espaço tranquilo, sem ruídos, de modo a que seja fácil para oestudante concentrar-se nas suas tarefas. Por outro lado, este espaço deve ser sempre o mesmo, de modo a que o estudante não seja sujeito a novos estímulos que poderiam levar a sua distracção na tarefa.

É então importante que o estudante consiga controlar os estímulos ambientais que impedem a sua concentração e atenção, aprendendo a preparar um espaço de trabalho de acordo com as suas necessidades pessoais e que o incentive a estudar.

Por outro lado, existem ainda outros aspectos essenciais para criar um ambiente mais favorável possível ao trabalho escolar como por exemplo: ter um local apenas destinado ao estudo, ter todo o material necessário nesse local (livros, dicionários, canetas, etc. antes de começar a estudar como objectivo de se evitar a interrupção do estudo e, assim como a concentração no estudo.

Gestão de tempo/horário de estudo

Cada pessoa tem seus próprios hábitos e com o tal terá de elaborar o seu próprio horário. No entanto terá que ter em conta as dificuldades que inicialmente poderá enfrentar, tais como: Esquecimento é importante que tenhas um registo que possas facilmente consultar com todas as actividades e compromissos que terás que realizar.

Deves registar, enquadrar e modificar rigorosamente todas as actividades de modo prevenir o esquecimento. Tarefas numerosas as idas ao cinema, as visitas dos amigos, as aulas, os estudos e os trabalhos sobre carregam-nos e exige a tendência de deixar de fazer o que se considera menos importante. No entanto tudo isso será evitado se planearmos e organizarmos bem o nosso tempo. Carência da produtividade com um horário apertado para a realização de tarefas, é provável que a qualidade do trabalho saía prejudicado.

O importante é dedicar se altura do dia em que se possui maior facilidade na concentração para a execução de uma tarefa. Cansaço é importante que organize só seu tempo para que maximizes os seus resultados com o mínimo de fadiga possível. Portanto terás que ter cuidado na forma como fazes e aplicas os em plano, pois se este for mal elaborado poderá perder as suas virtudes. Indecisão para que não percas tempo com actividades inúteis, é importante ter um plano com o seu dia esquematizado com alguma antecedência, pois assim evitarás ser confrontado com mas escolhas.

Referências bibliográficas

CAMILO, fabio graduado em filosofia (unisal, 1994), mestre em filosofia da educação (unimep, 2007). Professor do unisal, unidade americana, desde 1999. (fabiocamilo@uol.com.br)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano estratégico do Ensino Superior 2012 – 2020. Moçambique, 2012.

NEVES, LM.W. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 1994.

PREMUGY, C.I. C. Colectânea de Legislação do Ensino Superior. Maputo.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Tipos de seguro em Moçambique e seu papel
Uncategorized

Tipos de seguro em Moçambique e seu papel

Março 17, 2023
Banco mundial
Uncategorized

Tipos de banco em Moçambique e o seu papel

Março 17, 2023
Papel das Alfândegas em Moçambique
Uncategorized

Papel das Alfândegas em Moçambique

Março 17, 2023
O Sétimo Juramento (Resumo) Paulina Chiziane
Uncategorized

Niketche: uma história de poligamia (Resumo) – Paulina Chiziane

Março 11, 2023
Next Post
Morfologia

Morfologia

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR