Tem sido lamentavel que, num país civilizado, ainda haja muitas pessoas que não sabem ler, o que constitui uma vergonha para o mundo actual. A minoria fala um pouco sobre benefícios de saber ou não saber ler.
Os beniicios de saber ler – primeira, por ser a que imediatamente ocorre a qualquer pessoa – é de ordem prática e a de abrir o acesso à cultura.
Ee notável que, actualmente, o analfabeto está praticamente limitado de muitas coisas.
Existem os que sabem ler, mas não sabem aproveitar isso e isso torna lhes analfabetos analfabetos.
Quanto aos segundos, eles são o exemplo dum mal que sempre existiu e que particularmente se alastra nos nossos vertiginosos dias.
Sim, não basta saber ler, se por saber ler se entende distinguir uns certos caracteres, há um saber ler que vai muito mais fundo.
Portanto, neste sentido, não sabe ler o que se limita a devorar jornais, revistas, com o mínimo de actividade mental, porque saber ler é meditar, dialogar, discutir, viajar com os grandes autores e admirar, conscientemente, o que nos oferecem de grande, de belo. Isto, sim, é saber ler porque saber ler é colaborar.
Vê-se que em grande parte se substitui, hoje, a leitura pela rádio ou televisão, como se pudesse o que quer que seja substituir a leitura!
José Régio, O Grito Adaptado