Conteúdos
Conceito de Turismo
Turismo – é o conjunto de actividades profissionais relacionadas com o transporte, alojamento, alimentação e outras, ligadas ao lazer dos turistas.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), (2001) Apud Filippim & Feger (s.d:2), definem turismo como as actividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanecem em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.
Importância do turismo
O turismo constitui, actualmente uma verdadeira indústria. Muitos países tomam esta actividade como via para o seu desenvolvimento económico, por lhes permitir a captação de avultados capitais, contribuindo assim para o aumento de PIB.
Moçambique é um dos países que começa a apostar neste tipo de indústria. A paz, a beleza das suas praias, a diversidade biológica e a facilidade de deslocação tem atraído a cada vez mais turistas.
- Incentiva a produção de bens materiais e simbólicos incluindo emprego;
- Contribui na recuperação do património histórico e cultural.
Potencialidades
Moçambique tem um potencial turístico muito diversificado que esta a ser explorado, mas uma grande percentagem deste potencial está por ser. As grandes potencialidades turísticas que o nosso país apresenta são:
- Numerosas praias, com paisagens exóticas, ilhas e lagos ao longo de toda a costa;
- Parques e reservas nacionais como áreas de conservação para o desenvolvimento do ecoturismo;
- Riqueza faunística e florestal;
- Diversidade cultural, incluindo a hospitalidade da população moçambicana.
Áreas de atracão turística
Na província de Maputo – a estância de repouso de Namaacha, com bom clima, reserva de Maputo, com varias espécies, as praias de Maputo, maçaneta e ilha de inhaca.
Em Gaza – existe os parques de banhine e o transfronteiriço do Limpopo, onde há muitas espécies de animais de grande porte (elefantes, girafas e zebras), as praias de bilene, Xai-Xai, Chongoene, Chidenguele e Dengoine.
A província de Inhambane – oferece ao turista o parque de zinave, as belas praias de Závora, Tofo e barra, bonitas e atrativas lagoas em zavala, Inharrime, pomene e Vilanculos e o arquipélago de Bazaruto onde se pode fazer a peca desportiva e praticar mergulho.
Em Manica – o clima ameno das montanhas, as ruínas de sena, que testemunham a grandeza do império de Mwenemutapa, as pinturas rupestres de chimanemane.
Sofala – possui ilhas, praias e parque nacional de Gorongosa com uma grande diversidade de fauna e flora.
Zambeze – Possui muitas ilhas, praias, a reserva de Gilé e grandes plantações de coqueiros.
Em Nampula – localiza-se a ilha de Moçambique com grande valor histórico, com uma fortaleza, capelas, muitas ilhas e praias com boas condições para a pesca desportiva.
Em tete – destaca-se a fortaleza, que lembra o estabelecimento de feitorias construídas durante a penetração colonial e a barragem de Cahora Bassa.
No Niassa – o lago, com mesmo nome oferece boas condições de pesca desportiva, há ainda a reserva de Niassa praticamente com exemplares de toda a fauna cinegética de moçambique. E cabo delgado possui muitas praias e ilhas.
A presença de turistas num determinado lugar origina o aparecimento de prostituição, de roubos e as vezes de crimes violentos. Muitas pessoas assimilam valores culturais dos estrangeiros no que diz respeito ao vestuário e ao estímulo de vida. Por outro lado, a actividade turística tem impacto também na vida económica e social, impacto esse que se manifesta de várias formas:
- Fluxo de moeda convertível, criação de actividades secundárias de apoio, lojas de material de pesca e mergulho, estações de serviços, postos de saúde, mais empregos. O meio ambiente esta em crescente ameaça, devido as diferentes actividades desenvolvidas pelo homem em particular o turismo
Impacto negativo do turismo em Moçambique
- Crescimento desordenado das cidades em áreas turísticas, construção de infra-estrutura para a recepção dos turistas, construção de estradas, retirada de areia e vegetação para a instalação de casas;
- Despejo indiscriminado do lixo com consequente perda de estética, proliferação de doenças e contaminação das águas.
Como proteger o ambiente turístico?
- Providenciar a educação ambiental a todos os intervenientes na actividade turística e a comunidade em geral;
- Regular a circulação de viaturas na costa;
- Criar políticas que atenuem o impacto negativo.
Bibliografia
NANJOLO, Agostinho & ISMAEL, Abdul. G10: Geografia 10ª classe. Texto Editores. 2ª EDIÇÃO. Moçambique-Maputo, 2017.