Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Uncategorized

Abordagem Humanística da Administração

Quais são as principais características da abordagem humanística? Quais os princípios da abordagem humanista? Como surgiu a abordagem humanística? Qual a ideia central da escola humanística da administração?

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Outubro 3, 2022
in Uncategorized
0 0
0
Abordagem Humanística da Administração

A abordagem humanística de  administração começou logo depois da morte de Taylor, em 1915,  mas foi só por volta da década de 1930 (século XX) é que recebeu enorme aceitação nos EUA, devido as suas características democráticos.

Sua devulgação e evolução fora dos EUA somente ocorreu bem depois do final da segunda guerra mundial.

Foi um período defícel marcado por recessão económica, inflação, elevado desenprego e forte atuação dos sendicatos.

A abordagem humanística representa na teoria de administraçãoo uma verdadeira revolução conceptual, na medida em que transfere a ênfase, antes colocada nas tarefas pelos administradores científicos e na estrutura pela teoria clássica para ênfase nas pessoas.

Esta a bordagem leva a que da preocupação com a máquina, o método de trabalho, a organização formal e princípios administrativos se passe para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais, por outras palavras, do enfoque anterior em aspectos técnicos e formais passa se para o enfoque a aspetos sociológicos e psicológicos.

A abordagem humanística da-se com o surgimento da TRH, também designada por Escola humanística da administração, surgida nos EUA, como consequência imediata das conclusões obtidas na experiência de Hawthorne, desenvolvidas por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição á Teoria Clássica(TC) da Administração.

Conteúdos

Principais representantes da Teoria das Relações Humanas. CHIAVENATO (1983:97)

  • Elton Mayo:1880-1947
  • Kurt Lewin:1890-1947
  • J.Roethlisberger:1898-1974
  • John Dewey
  • Morris Viteles
  • George C. Homans

Origem da Teoria das Relações Humanas segundo Chiavenato (1983:97)

O surgimento da TRH deveu se aos seguintes aspectos:

  • A necessidade de humanizar a democratizar a adiministração, libertando a dos conceitos rígidos e macanicista da TC e adequando a aos novos padrões (demcráticos) da vida do povo Americano;
  • O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia;
  • As ideias da filosofia pragmáticas de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração;
  • As conclusões da experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob coordenação de Elton Mayo.

Experiências de Hawthorn de Elton Mayo

A Western Eletric era uma companhia Norte-Americana que fabricava equipamentos para empresas telefónicas. A empress sempre se caracterizava pela procupação com o bem estar dos seus funcionários, o que lhe proporcionava um clima constantimente sádio da relações industriais.

No período entre 1927 e 1932, foram realizados pesquisas em uma das fabricas da Western Electric Company, localizada em Howthorne, Chicago. A fabrica contava com cerca de 40 mil empregados e as experiências realizadas visavam detectar de que modo factores ambientais como eluminação do ambiente  de trabalho, mudanças nas condições de trabalho (intervalos de discanço, lanche, etc) influenciavam  a productividade dos trabalhadores.

Os pesquisadores verficaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica.

Tentaram eliminar ou neutralizar o factor psicológico, entao estranho e impertinente, razão pela qual a experiência prolongou até 1932.

Conclusões da experiência de Hawthorn

A expêrincia de Hawthorne permitiu o delineamento dos prencípios básicos da TRH destacando-se a seguir conclusões principais:

  • O nível de produção resulta da integração social do trabalhador, e não da sua capacidade física ou fisiológica(TC). A produção resulta das normas sociais e espectativas que envolvem o trabalhador, ou por outra, é a capacidade social do trabalhdor que estabelece seu nivel de compitência e de eficiência. Quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, maior será a disposição do trabalhador para produzir. O trabalhador pode possuir excelentes condições físicas e fisiológicas, mas se não estiver socialmente integrado este desajuste social irá afectar o seu desempenho.
  • O comportamento social dos trabalhadores se apoia totalmente no grupo. Os trabalhadores não reagem isoladamente como individuos, mas como membros do grupo. É o grupo que define a quota de produção. O grupo pune social e moralmente o indivíduo que se disvia das suas normas e os indivíduos tendem a manter se dentro das normas grupais.

Desta conclusão infere-se que a administração nao deve tratar o trabalhador de forma isolada, mas   como membro de um grupo, sujeito a influências do seu grupo, ou seja, ele se comporta segundo códigos de conduta do seu grupo.

  • Recompensa e sanções sociais: Como afirmamos a cima, o comportamento de um trabalhador e condicionado pelas normas e padrões grupais. Os grupos tem crenças e expectativas, apartir dos quais definem o comportamento aceitável. O grupo avalia os seus membros, recompessando os que os vão ao encontro das suas aspectativas e sancionando os que não vão. São os estímulos sociais e simbólicos que influenciam no desenpenho dos trabalhadores.

Para esta abordagem, diferente da administração científica que viu o homem como um ser económico, isto é, motivado e incentivado por estímulos salariais, o homem e um ser social, logo, o estímulo salarial e secundário. Para relações humanas as pessoas sao motivadas  pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e pela participação.

  • Grupos informais: A empresa possou a ser visualizada como uma organização social composta de diversos grupos sociais informais. Esses grupos informais constituem a organização humana da empresa e nem sempre estão em paralelo com a organização formal. Os grupos informais definem suas regras de comportamento, suas formas de recompensas ou sancoes sociais, seus objectivos, sua escala de valores sociais, suas crencas e expectativas.
  • As relações humanas são as acções e atitudes desenvolvidas nos contactos entre pessoas e grupos. Os indivíduos dentro da organização participam em grupos sociais e mantem uma constante interação social. Relações humanas são as acções e atitudes desenvolvidas pelos contactos entre pessoas e grupos. O indivíduo é uma personalidade diferenciada que influi no comportamento e atitude dos outros com quem mantem contactos. As compreeção da natureza dessas relações humanas permite que o administrador obtenham melhores resultados de seus subordinados.
  • Imprtancia do conteúdo de cargo: A maior especialização e a maior fragmentação do trabalho nao é a forma mais eficiente do trabalho. Mayo e sua equipe constatou que a excessiva especialização defendida pela TC nao cria necessariamente a organização mains eficiente. Trebalhos simples e repetitivos tornavam-se monótonos e maçadores, afectando negativamente a actitude do trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência.
  • Ênfase nos aspectos emocionais: Os elementos emocionais, não planeados e mesmo irracionais do comportamento humano passam a merecer atenção especial por parte de quase todos os grandes estudiosos da TRH.

Críticas da Teoria das Relações Humanas

Aspetos positivos

  • A participação dos escalões inferiores na solução dos problemas da organização;
  • A necessidade de melhorar a compitência dos administradores no relacionamento interpessoal, para deminuir a distância entre o mundo dos adminitradores e dos operários;
  • A necessidade do relacionamento e fraqueza entre os indivíduos e grupos nas organizações.
  • A introdução das ciências do comportamento na administracao e a definição de uma filosofia humana e democrática nas organizações.

Limitações da Teoria das Relações Humanas

  • O facto de a teoria ter feito uma oposição serada a TC é actualmente vista como um aspecto negativo, uma vez que, segundo autores, ambas sao válidas em situações diferentes: a TC tende a se-lo em condições e situações estáveis quando a de RH parece ser mais apropriada em condições e situações dinâmicas e mutáveis. Portanto, afirma chiavenato(1980), uma teoria parece completar a outra, a TRH hoje e vista como complemento ou compensação e não contradição da TC.
  • A TRH é vista como não tendo visualizado convenientemente os problemas das relações industriais, sendo que a sua preocupação era de promover a harmonia industrial. Um exemplo desta inadequada visualização situa se no facto de ter tido uma concepção romántica ou ingénua do trabalhador. Os autores desta TRH imaginaram um trabalhador feliz, produtivo e integrado no ambiente de trabalho, contudo, tal facto não foi comprovado pela pesquiza, que constatou e existência de trabalhdores felizes mas improdutivos, trabalhadores infelizes mas produtivos, supervisores liberais, humanos cujos grupos não eram os ,mais produtivos e que a consulta (administração participativa), por veses cria mais problemas do que os resolves.
  • Uma outra crítica situa se na generalização excessiva das conclusões da experiência de Hawthorne que, como se sabe, ocorreu num tipo específico de organização, com características muito próprias á fábrica. Se esta pesquisa tivesse tido lugar num Hospital, num ou numa Universidade, os resultados teriam sido os mesmos?

 

Bibliografia

  1. CHIAVENATO, Idalberto (1983). Introdução à Teoria Geral da Administração. 3ª Edição. Paulo: McGraw-Hill do Brasil.(pp96-144)
  2. Idalberto, Introduçáo A teoria geral da adminstraçáo, 6ª . ed. – Rio de Janeiro : Campus, 2000
  3. http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:6s52xn964-8J:www.uniriotec.br/~simone/Analise%2520Empresarial/Parte%25201%2520-%2520TGA/5_TGA.pdf+teoria+das+rela%C3%A7%C3%B5es+humanas&hl=pt-PT&gl=mz&pid=bl&srcid=ADGEESjvgf4zp7C_fWQL96jcKOyHL5lE-OPmEZH1zR7FHzWCs9OWhgjdZHylpDD5pNEba1igAjs8y5qOLDnDqcrqjnsMq4ca_Ye2LDOUcyJeOo
ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Tipos de seguro em Moçambique e seu papel
Uncategorized

Tipos de seguro em Moçambique e seu papel

Março 17, 2023
Banco mundial
Uncategorized

Tipos de banco em Moçambique e o seu papel

Março 17, 2023
Papel das Alfândegas em Moçambique
Uncategorized

Papel das Alfândegas em Moçambique

Março 17, 2023
O Sétimo Juramento (Resumo) Paulina Chiziane
Uncategorized

Niketche: uma história de poligamia (Resumo) – Paulina Chiziane

Março 11, 2023
Next Post
Perspetivas teóricas das organizações

Perspetivas teóricas das organizações

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR