Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
  • Agro-pecuária
  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Pedagogia
  • Química
  • Trabalhos
No Result
View All Result
Plugin Install : Cart Icon need WooCommerce plugin to be installed.
Sópra-Educação
No Result
View All Result
Home Uncategorized

História do Processo de Ensino de Geografia em Moçambique

Benney Muhacha by Benney Muhacha
Março 11, 2023
in Uncategorized
0 0
0
História do Processo de Ensino de Geografia em Moçambique

Conteúdos

Conceitos Básicos

Geografia é uma ciência que tem como objecto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade aguçada a respeito dos lugares onde desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar seus interesses.

 Ensino no sentido restrito é a acção e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.

Ensino no sentido amplo é uma forma de passar o conhecimento de uma pessoa para outra de maneira sistemática. E esse sistema pode existir tanto em escolas e universidade como também dentro de determinadas empresas, a fim de que seus colaboradores adquiram habilidades necessárias para desempenharem suas actividades de maneira ainda mais eficiente.

Periodização da história é um método cronológico usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didácticos.

Abordagem de ensino de geografia em Moçambique

Histórico do Pensamento Geográfico Antiguidade

Desde os tempos mais remotos, no período da Antiguidade, os povos viviam em grupos os quais se deslocavam em busca de meios de subsistência e assim conheciam o espaço em que viviam. Tinham conhecimento do mecanismo das estações do ano e, através dessas migrações, novos caminhos eram percorridos.

Desde a antiguidade o homem vem se preocupando em estudar o espaço em que vive. Entre os povos primitivos, aqueles que viveram na pré-história mesmo sem conhecimentos da escrita já tinham ideias geográficas. Transmitiam os conhecimentos através da oralidade e dos manuscritos em rochas, demonstrando ter uma concepção de mundo.

Segundo ANDRADE (1992), considerava que o homem através das suas experiências, desenvolviam ideologias de ordem geográfica e lançavam as sementes que no futuro seriam desenvolvidas com carácter científico. Os homens vivendo da caça, da pesca e da agricultura primitiva tinham contacto com o meio natural e dele retiravam o seu sustento. Desde então o espaço vem sendo alvo de estudo por parte do homem. Pelo facto de viver no espaço e se sentir parte dele, indagações, na medida em que a humanidade ia adquirindo experiências, foram desenvolvidas. Neste período as máximas geográficas começavam a ser levantadas e discutidas, porém sem a inserção do homem como indivíduo. É no século XIX que ocorre a sistematização da ciência geográfica tendo seu início com o desenvolvimento do capitalismo e suas relações com diversas partes do mundo no qual a ciência geográfica contribui de forma gratificante para este processo.

Os homens se colocam, desde sempre, questões relativas às relações entre as sociedades e o seu meio, mesmo antes de ter um saber geográfico sistematizado

Processo de Ensino e Aprendizagem de Geografia no Período Colonial

No período colonial o ensino da Geografia em Moçambique, descreve-se pela manipulação do conhecimento cartográfico então disponível e aproveitando-se do desconhecimento dos alunos na leitura e interpretação de mapas.

Explica-se facto nos seguintes termos: A análise de alguns mapas utilizados nesse período mostra que, por exemplo, os mapas de Portugal eram representados em ponto de escala em relação aos mapas dos territórios colonizados, utilizando-se a grande escala para a concretização da ideia sobre a “a grandiosidade da Metrópole” e a pequena escala para a inferiorização da grandeza das “províncias ultramarinas”: influenciando-se no nível de análise e conceptualização do aluno sobre os espaços representados

A formação de professores de Geografia em Moçambique no período colonial será vista, enquadrada no contexto histórico da época e dos objectivos do sistema educacional criado pelo governo colonial português. Considera-se como marco 1965, ano em que se instituiu o primeiro curso para a formação de professores de Geografia do ensino secundário no território Moçambicano.

O sistema de ensino no período colonial tinha em vista a submissão dos moçambicanos no sentido de abandonarem a sua cultura e seguirem cegamente a cultura portuguesa. A Igreja Católica Romana foi grande parceira do Governo nessa empreitada.

O sistema era dividido em duas categorias

  • As escolas missionárias da igreja católica romana, cuja função principal era educarem os africanos durante a instrução primária;
  • As escolas do governo mais sofisticadas destinadas aos brancos, asiáticos e assimilados.

Processo de Ensino e Aprendizagem de Geografia no Período Pós-colonial

Foi depois da independência, em 1975, que a aprendizagem geográfica ligada a realidade passou a fazer parte dos conteúdos escolares com a introdução conjunta da disciplina de História e Geografia de Moçambique em substituição das disciplinas de História e Geografia de Portugal e da Religião e Moral que continham uma forte conotação ideológica

Este período era ainda caracterizado pelo sistema colonial, a matéria de ensino de geografia, incluía “Noções de Geografia de Portugal” O estudo da realidade próxima do aluno, nesta altura, só era relevante “nos casos em que se tornava necessário estudar as riquezas de Moçambique (agrícolas, florestais e outros) cujo conhecimento era importante para fins de exploração colonial uma vez que as colónias eram vistas como produtoras de matérias-primas”

 A Geografia aparece integrada num conjunto de disciplinas que têm por objectivo a formação do Homem Novo, definidos por “objectivos políticos, económicos e científicos, com uma linguagem específica de guerra, herança daquilo que tinha sido a educação nas zonas libertadas”

Moçambique proclamou a sua independência nacional a 25 de Junho de 1975, depois de uma luta armada que durou 10 anos. A partir desse ano o governo, foi tomando diferentes medidas para reverter a situação educacional herdada do período colonial, experimentando diferentes modelos de formação de professores de Geografia e de outras áreas. Em 1985 criou-se em Moçambique a Universidade Pedagógica, como uma instituição direccionada para a formação de professores de diferentes áreas com o nível de licenciatura.

Os primeiros anos depois da independência nacional foram muito conturbados porque:

  • Por um lado, muitos professores das escolas primárias, secundárias e da Universidade de Lourenço Marques, abandonaram o país.
  • Por outro, havia a necessidade de reformular os programas de ensino para se adequar à nova realidade e construir um currículo único, que correspondesse ao contexto sociopolítico de Moçambique.

Medidas tomadas para reverter a situação

  • Foram elaborados novos programas da 1ª à 11ª classe, na base da alteração de conteúdos;
  • Introduziu-se a disciplina de educação política (tendo como objectivo a formação política e ideológica dos alunos);
  • Introduziu-se o estudo político no seio dos professores;
  • Introduziu-se as disciplinas de história e Geografia de Moçambique, com carácter obrigatório durante o ano de 1975;
  • Introduziu-se no currículo escolar, actividades culturais, como forma de afirmação da personalidade moçambicana; deu-se um valor especial às actividades produtivas no princípio da ligação do estudo à produção, da teoria com a prática (MEC, 1980, p. 40)

Essa situação não deixava o governo satisfeito, por isso este apostou também em programas de formação de professores na área didáctico-pedagógica, mas também deviam elevar o nível de conhecimentos de carácter geral, formação política e ideológica dos candidatos. O nível de ingresso e a duração dos cursos foi variando ao longo do tempo.

A partir de então desencadeou-se o processo de formação de professores para o Ensino Secundário ou equivalente nas diferentes disciplinas curriculares. Na Faculdade de Educação, na Universidade Eduardo Mondlane, que se realizou a primeira experiência de formação de professores de Geografia em Moçambique, depois da independência Nacional, no ano de 1976. O período logo depois da independência como já foi referenciado teve problemas de falta de professores qualificados em todas áreas. Uma das estratégias adoptadas foi conceber cursos bivalentes.

Ensino de Geografia na Atualidade

A caracterização deste período mostra que o governo de Moçambique depois da proclamação da independência nacional teve grandes desafios, sobretudo na mudança dos planos curriculares e na formação de professores capazes de trabalhar nesse novo contexto político. Contrariamente ao período colonial em que se tinha influência forte de Portugal, este período foi marcado pela influência da Ideologia Marxista que orientou a política do Estado. A formação de professores na Faculdade de educação terminou em 1985 com a criação da UP, que também nos seus primeiros anos orientou-se com a mesma ideologia.

O terceiro momento é o que a Geografia em Moçambique vem vivendo nos dias actuais, a diversidade de temas, o encontro de várias Escolas que se materializam em Moçambique por causa dos vários destinos de formação dos docentes e profissionais de Geografia quando decidem fazer estudos de pós-graduação, o Brasil e a África do Sul ganham destaque neste período. Se antes vinham os Professores Doutores para Moçambique, quase todos esses professores de um país só, nos dias de hoje os moçambicanos vão estudar em diversos países.

 

Bibliografia

ARAÚJO, Manuel. A Geografia em Moçambique. III Congresso da geografia portuguesa, Porto: Edições Colibri e Associação portuguesa de geógrafos, Lisboa, 1999, PP.

DUARTE, Stela. Avaliação da aprendizagem em Geografia: desvendando a produção do fracasso escolar. Maputo, Imprensa Universitária, 2007.

DUARTE, S. C. M., & LÌNGUA, J. Alguns Fundamentos de Metodologia de Ensino de Geografia – Texto de Apoio para os instruendos dos cursos de formação dos Professores primários do 1º Grau, 3º Ano, Maputo: Universidade Pedagógica, 1996.

DUARTE, S. C. M. Avaliação da Aprendizagem em Geografia. Desvendando a produção do fracasso escolar. PUC/S. Paulo, 2001.

GIL, António Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GÓMEZ, M. B. Educação Moçambicana – História de um processo: 1962-1984. Maputo: Livraria Universitária, 1999.

LANGA, José Maria do Rosário Chilaule. Geografia de Moçambique, um olhar para a história e a epsimologia.2017

MAPATSE, Maria Verónica; A Excursão no Processo de Ensino/Aprendizagem da Geografia: Subsídio para a sua realização no contexto da 10 classe na província de Sofala-Moçambique.2006.

MONDLANE, Eduardo. Lutar por Moçambique, Maputo: Nosso Chão, 1995.

ShareTweetShare
Benney Muhacha

Benney Muhacha

Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Related Posts

Tipos de seguro em Moçambique e seu papel
Uncategorized

Tipos de seguro em Moçambique e seu papel

Março 17, 2023
Banco mundial
Uncategorized

Tipos de banco em Moçambique e o seu papel

Março 17, 2023
Papel das Alfândegas em Moçambique
Uncategorized

Papel das Alfândegas em Moçambique

Março 17, 2023
O Sétimo Juramento (Resumo) Paulina Chiziane
Uncategorized

Niketche: uma história de poligamia (Resumo) – Paulina Chiziane

Março 11, 2023
Next Post

Revolta do Cipaios: Antecedentes, causas, liderança, história e consequências, resumo

Sópra-Educação

O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • Video

Todos direiros reservados @ Sópra-Educação

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre activado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
GUARDAR E ACEITAR